eco29 mascote


O projeto LIFE ECO COMPATÍVEL (LIFE09 INF/PT/000045) foi proposto pelo Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) – Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e foi co-financiado pelo programa LIFE plus Informação e Comunicação - instrumento financeiro da Comunidade Europeia para apoiar a rede ecológica Europeia – Rede Natura 2000.

Este projeto, com título "Comunicando para a sustentabilidade socioeconómica, usufruto humano e biodiversidade em Sítios da Rede Natura 2000 no arquipélago da Madeira" e com o acrónimo Eco compatível iniciou-se em outubro de 2010 e terminou em setembro de 2015.

Teve como objetivo principal promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas e culturais, como a pesca, a agricultura e o turismo de natureza, com a gestão das Reservas Naturais, áreas classificadas, habitats e espécies listadas nos anexos das diretivas que sustentam a Rede Natura 2000.

Este projeto enquadrou-se na estratégia de comunicação e informação da Comunidade Europeia, instrumento LIFE+, para a Rede Natura 2000, através da transmissão e disponibilização de informação às populações, para uma melhor implementação, gestão e conservação dos sítios classificados.

Projeto Life Eco Compatível com o
Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República


É com muita honra que informamos que o Projeto Life Eco Compatível contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República desde agosto de 2013.

Aquando da sua vinda à Reserva Natural das Ilhas Selvagens em julho de 2013, Sua Excelência o Presidente da República Prof. Cavaco Silva teve conhecimento deste projeto constatando in loco a presença dos lixos oceânicos resultantes da ação antropogénica decidindo apoiar as boas práticas Eco Compatíveis, dando o seu apoio individual e institucional ao referido projeto.

Este apoio é de elevada importância e veio reforçar e reconhecer todo o trabalho desenvolvido servindo de exemplo e constituindo um marco fundamental para o envolvimento de toda a sociedade.

altopatrocinio lifeeco

 

 

OBJETIVOS

ÁREA DE INTERVENÇÃO

PRINCIPAIS AÇÕES

RELATÓRIOS

VETORES DIVULGATIVOS

INICIATIVAS

PARCEIROS

CONTACTOS

 

 

 

OBJETIVOS

ST24SPNM ST25SPNM ST26SPNM


O objetivo principal deste projeto consistiu na transmissão e disponibilização de informação às populações, para uma melhor implementação, gestão e conservação dos Sítios da Rede Natura 2000.

O arquipélago da Madeira conta com 11 Sítios da Rede Natura 2000 (Zonas Especiais de Conservação, da Rede Natura 2000 e cinco Zonas de Proteção Especial) que abrangem área terrestre e área marítima, sendo suporte de importantes atividades socioeconómicas da região, o turismo de natureza, a atividade agrícola e a atividade pesqueira.

Foi nesta perspetiva que foram desenvolvidas várias ações para promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas e culturais da pesca, da agricultura e do turismo de natureza, com a gestão das reservas naturais, áreas classificadas, habitats e espécies listadas nos anexos das diretivas que sustentam a Rede Natura 2000.

Em parceria com a SPEA e, com o apoio de vários interessados (stakeholders), foram preparadas campanhas específicas que auxiliaram e orientaram os diferentes grupos-alvos, na correta aplicação das condutas mais compatíveis, do ponto de vista ecológico, na sua atividade.

Através de ações de informação e sensibilização foi distribuído variado material divulgativo junto dos grupos-alvos, objetivando um comprometimento pessoal, indivíduo a indivíduo, em prol da conservação e promoção da biodiversidade local, tendo em vista, melhorar a sua atividade económica e qualidade de vida global.

Pretendendo que estas ações se refletissem numa alteração comportamental de toda a sociedade, a equipa de trabalho tem consciência que não foi este projeto, per si, que conseguirá as alterações comportamentais desejadas para um futuro sustentável, mas considera ser um reforço importante na construção de uma sociedade consciente e ecologicamente sustentável.


Os objetivos específicos foram:

  • Compatibilizar e promover as atividades económicas e tradicionais com a biodiversidade em sítios da Rede Natura 2000;
  • Adotar comportamentos adequados ao desenvolvimento sustentável;
  • Incrementar o envolvimento social na conservação da Natureza.

Foram grupos alvo deste projeto:

  • Agentes envolvidos em atividade de turismo de natureza
  • Visitantes/observadores de espécies e áreas classificadas
  • Pescadores e populações costeiras
  • Agricultores e populações rurais

Foram realizadas várias campanhas específicas que visaram auxiliar e orientar os grupos alvos na correta aplicação das condutas mais compatíveis, do ponto de vista ecológico, na sua atividade.

Através de ações de informação e sensibilização, variado material divulgativo foi distribuído junto dos referidos grupos alvo, objetivando um comprometimento pessoal, indivíduo a indivíduo, em prol da conservação e promoção da biodiversidade local, tendo em vista, melhorar a sua atividade económica e qualidade de vida global.

AI2SPNM

 

Na base deste projeto estiveram assentes os seguintes pressupostos:

As duas ilhas habitadas do arquipélago da Madeira (Madeira e Porto Santo) suportam uma elevada população residente na ordem dos 250.000 habitantes (307,4 Hab/Km2), onde cerca de 75% da população habita em apenas 35% do território, com maior incidência na costa sul. É nesta zona, com orografia menos acentuada e clima mais ameno, que se desenvolve a grande parte da atividade económica, sendo que esta assenta fundamentalmente no sector terciário e constituindo o turismo a maior fonte de receitas, diretas e indiretas, da economia regional.

O sector do turismo de natureza é aquele que mais motiva os 900.000 visitantes anuais que a Região recebe. Estas atividades de turismo efetuadas de forma organizada em grupos ou individual, ocorrem fundamentalmente em Sítios da Rede Natura 2000 e/ou áreas protegidas incidindo, nalguns casos, diretamente sobre habitats e espécies dos anexos das Diretivas Aves e Habitats.

Além do turismo, entre as outras atividades com expressão na economia local surgem a agricultura e a pesca. Á importância económica destas duas atividades, deve ser acrescentado o seu valor sócio cultural, na medida que a população da Madeira está tradicionalmente ligada quer ao ambiente rural, quer ao ambiente marinho (todos os onze concelhos da RAM têm uma área costeira e uma área eminentemente rural).

A atividade de agricultura de subsistência e da pesca não profissional, com fins de usufruto familiar direto, tem elevada representatividade social sendo o garante do bem-estar mínimo de milhares de famílias.

A manutenção da atividade agrícola de subsistência é ainda crucial para a manutenção de uma paisagem humanizada extremamente singular e do património construído desta Região, que se articula de forma direta e inequívoca com o sector do turismo.

Na medida em que território é muito reduzido, existe uma sobreposição de interesses legítimos em muita extensão do mesmo. Esta situação resulta em potenciais impactos negativos, quer para a biodiversidade, quer para a existência de um desenvolvimento regional sustentado.

A isto acresce ainda as características do território madeirense (ultraperificidade, isolamento geográfico, relevo acidentado e fragmentado),de acordo com a Diretiva 86/467/CEE, de 14 de Julho, toda a Região está classificada como zona desfavorecida (zona com handicaps específicos) na acepção da Diretiva 75/268/CEE.

Neste contexto a questão base, alvo deste projeto, é a relação entre atividades com importância socioeconómica e a gestão das Reservas Naturais, espécies, habitats e sítios da Rede Natura 2000, com nítida representatividade na biodiversidade Europeia.

INÍCIO

 

 

ÁREA DE INTERVENÇÃO

As ações previstas no projeto Eco Compatível decorreram maioritariamente em áreas do arquipélago da Madeira classificadas na Rede Natura 2000 ou áreas adjacentes com atividades económicas a elas ligadas.

mapaecocompativel web

As zonas especiais de conservação (ZEC – Rede Natura 2000) abrangidas diretamente pelas ações do projeto foram:

Laurissilva da Madeira (PTMAD001)

ImgPTMAD001

Nesta área são prioritários os habitats naturais do anexo I da Diretiva "Habitats": Falésias com flora endémica das costas macaronésicas (1250); Formações baixas de euforbiácias junto de falésias (5320) Laurissilvas Macaronésias (9360).
A destruição deste habitat tem ação direta sobre as espécies da flora constantes do anexo II da Diretiva "Habitats": Bryoerythrophyllum machadoanum, Carex malato-belizii, Buxo da Rocha (Chamaemeles coriacea), Tangerão (Cirsium latifolium), Convólvulos da Madeira (Convolvulus massonii), Feto Abrum (Culcita macrocarpa), Echinodium spinosum, Massaroco (Echium candicans), Urze das Vassouras (Erica scoparia), Pássaras (Geranium maderense), Godiera da Madeira (Goodyera macrophylla), Hymenophyllum maderensis, Jasmineiro Branco (Jasminum azoricum), Oenanthe divaricata, Marsupella profunda, Bencómia (MarceteIla maderensis), Buxo da Rocha (Maytenus umbellata), Aipo de Gado (Melanoselinum decipiens), Múchia dourada (Musshia aurea), Múchia de Wollaston (Musschia wollastonii), Mocano (Pittosporum coriaceum), Tanchagem de Malato-Beliz (Plantago malato-belizii), Polystichum drepanum, Gingeira Brava (Prunus lusitanica), Erva Arroz (Sedum brissemoretii), Alegra-Campo (Semele maderensis), Hera Terrestre (Sibthorpia peregrina), Cila da Madeira (Scilla maderensis), Couve da Rocha (Sinapidendron rupestre), Sorveira (Sorbus maderensis), Abrotôna Amarela (Teucrium abutiloides), Erva Branca (Teucrium betonicum), Thamnobryum fernandesii, Feto Frisado (Trichomanes speciosum), Feto-do-Botão (Woodwardia radicans).
Pressões negativas também vão prejudicar a espécie Pombo-trocaz (Columba trocaz), classificado com o estatuto de quase ameaçada. Este pombo é considerado o semeador por excelência das árvores da floresta Laurissilva, estando intimamente associado a este habitat. Em termos evolutivos pressupõe-se que a própria composição do património florístico da Laurissilva esteja associado à ecologia e biologia do Pombo-trocaz, o que lhe confere uma importância de grande relevo.
Outras aves emblemáticas, cujo habitat preferencial é a Laurissilva, são o Bis-bis (Regulus madeirensis) com estatuto de menor preocupação, o Tentilhão (Fringilla coelebs) com estatuto de menor preocupação, a Lavandeira (Motacilla cinerea) com estatuto de menor preocupação, e as aves de rapina manta com estatuto de menor preocupação, e Fura-bardos (Accipiter nisus) com estatuto de menor preocupação. Fazem também parte deste habitat o Morcego-arborícola-da-Madeira (Nyctalus leisleri verrucosus), a Tarântula da Laurissilva (Lycosa blackwalii) e a lesma endémica Plutonia ruivensis.
Este sítio está integrado na área classificada de Parque Natural da Madeira.
 

Maciço Montanhoso Central da Ilha da Madeira (PTMAD0002)

ImgPTMAD0002

Nesta área estão referenciados os habitats naturais do anexo I da Diretiva " Habitats": Charnecas macaronésicas endémicas (4050), Prados mesofilos macaronésios (6180), Vertentes rochosas siliciosas com vegetação casmofítica (8220).
A destruição deste habitat tem ação direta sobre as espécies da flora constantes do anexo II da Diretiva " Habitats": Antilídea da Madeira (Anthyllis lemanniana), Tangerão (Cirsium latifolium), Massaroco (Echium candicans), Deschampsia maderensis, Odontires (Odontites holliana), Marsupella profunda, Sorveira (Sorbus maderensis), Violeta da Madeira (Viola paradoxa). Também sobre a espécie Freira-da-madeira (Pterodroma madeira), que nidifica exclusivamente nesta área e é uma ave marinha com o estatuto de conservação em perigo.
Este sítio está integrado na área classificada de Parque Natural da Madeira.


Pináculo (PTMAD007)

ImgPTMAD007

Na área abrangida pela ZEC são prioritários os habitats naturais do anexo I da Diretiva "Habitats": Falésias com flora endémica das costas macaronésicas (1250) e Formações baixas de euforbiácias junto de falésias (5320).
A destruição deste habitat tem ação direta sobre as espécies da flora constantes do anexo II da Diretiva "Habitat": Buxo da Rocha (Chamaemeles coriacea), Buxo da Rocha (Maytenus umbellata), Múchia dourada (Musschia aurea) e da fauna constante do anexo II da Directiva " Habitats": Discula tabellata.
Este sítio é adjacente à Reserva Natural Parcial do Garajau.

Ponta de São Lourenço (PTMAD003)

ImgPTMAD003

Na área abrangida pelo sítio são prioritários os habitats naturais do anexo I da Diretiva "Habitats": Falésias com flora endémica das costas macaronésicas (1250), Formações baixas de euforbiácias junto de falésias (5320), Enseadas e baías pouco profundas (1160) e Grutas marinhas submersas ou semi-submersas (8330).
A destruição deste habitat tem ação direta sobre as espécies da flora constantes do anexo II da Diretiva "Habitats": Beta patula, Vaqueira (Calendula maderensis), Phalaris maderensis; e sobre as espécies da fauna constantes do anexo II da Diretiva "Habitats": Tartaruga comum (Caretta caretta) estatuto de ameaçada, Geomitra moniziana, Lobo-marinho (Monachus monachus) estatuto de criticamente ameaçada e Roaz (Turiops truncatus) estatuto de menor preocupação.
Este sítio está integrado na área classificada de Parque Natural da Madeira.

Ilhéu da Viúva (PTMAD004)

ImgPTMAD004

Nesta área são prioritários os habitats naturais do anexo I da Diretiva "Habitats": Falésias com flora endémica das costas macaronésicas (1250), Formações baixas de euforbiácias junto de falésias (5320), Grutas marinhas submersas ou semi-submersas (8330); e as espécies da fauna constantes do anexo II da Diretiva" Habitats": Tartaruga comum (Caretta caretta) estatuto de ameaçada, Lobo-marinho (Monachus monachus) estatuto de criticamente ameaçada, Roaz (Tursiops truncatus) estatuto de menor preocupação.
Este sítio também está classificado de Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio.

Ilhas Desertas (PTDES001)

ImgPTDES001

Na área abrangida pela ZEC/ZPE são prioritários os habitats naturais do anexo I da Diretiva "Habitats": Enseadas e baías pouco profundas (1160), Falésias com flora endémica das costas macaronésicas (1250), Formações baixas de euforbiácias junto de falésias (5320), Grutas marinhas submersas ou semi-submersas (8330).
A destruição deste habitat tem ação direta sobre as espécies da flora constantes do anexo II da Diretiva "Habitats": Beta patula, Vaqueira (Calendula maderensis), Buxo da Rocha (Chamaemeles coriácea), Convólvulos da Madeira (Convolvulus massonii), Bucho da Rocha (Maytenus umbellata), Cenoura da Rocha (Monizia edulis), Múchia dourada (Musschia aurea), Múchia de Wollaston (Musschia wollastonii), Phagnalon benettii, Phalaris maderensis, Cila da Madeira (Scilla maderensis), Alegra Campo (Semele maderensis).
Também sobre as espécies da fauna constantes do anexo II da Diretiva"Habitats": Tartaruga comum (Caretta caretta) estatuto de ameaçada, Geomitra moniziana, Lobo-marinho (Monachus monachus) estatuto de criticamente ameaçada, Boto (Phocoena phocoena) e Roaz (Tursiops truncatus) estatuto de menor preocupação.
Este sítio também está classificado de Reserva Natural das Ilhas Desertas.

INÍCIO

 



PRINCIPAIS AÇÕES

As ações previstas neste projeto enquadraram-se em várias categorias necessárias à sua implementação e execução, de acordo com as diretrizes da candidatura do instrumento financeiro LIFE+.


Ações preparatórias

Reuniões com os stakeholders do projeto.
Este projeto aceitou o apoio de entidades privadas e públicas, estando aberto a todas as entidades que quiseram  se associar. Esta ação enquadrou-se com o objetivo do projeto de aumentar a sensibilização e alteração de comportamento por parte dos visitantes/observadores de espécies, habitats e sítios da Rede Natura 2000 através de uma campanha ex-situ.
Stakeholder


DSC02070

Campanhas de comunicação e informação

Criação da imagem do projeto.
No sentido de facilitar a interação com a sociedade e os diferentes grupos-alvo criou-se um logótipo e uma mascote do projeto que tem subjacente a mensagem: equilíbrio/compatibilidade entre a presença humana e suas atividades socioeconómicas e culturais em sítios protegidos, reservas naturais, habitats e espécies. A mascote é o ECO, não só de ecológico mas também por ajudar a fazer ecoar as mensagens do projeto.

eco29


Criação de um sítio na internet.
No sentido de divulgar, promover, disponibilizar e permitir uma interatividade com os públicos-alvo deste projeto, e com todos os interessados, foi criado um sítio na internet onde estava disponível toda a informação relativa às boas práticas no ecoturismo, na agricultura e na pesca em sítios protegidos e o impacto das mesmas na biodiversidade.
O número de visitas à página internet do projeto foi largamente ultrapassado aos objetivos propostos e contou com 819.125 visitas.

SiteEco


Realização de ações para agentes de eco turismo.

O projeto promoveu ações de comunicação/sensibilização dirigidas aos grupos socioeconómicos e empreendedores que desenvolvem a sua atividade relacionada com o turismo de natureza, nomeadamente para agentes ligados às atividades turísticas de natureza (guias de mar, de montanha e de mergulho, skipers das embarcações, etc.), empresários, organizadores e gestores das atividades turísticas de natureza.
A ação foi implementada através do contacto individual com cada agente, em eventos promovidos pelo SPNM, nas sedes das empresas onde trabalham e no campo quando acompanhando grupos. No total foram realizadas 42 ações, contactando 540 agentes e guias de Natureza junto dos quais foi realizada a ação de transmissão das mensagens do projeto apoiado na entrega do manual de boas práticas (sob a forma agenda eventos) ou t-shirts, tendo sido realizados 360 inquéritos junto deste grupo.

DSC03292 DSC03259


Realização de ações para a população ligadas à pesca e/ou à agricultura.
Foram efetuadas distintas ações de comunicação/sensibilização dirigidas a populações de áreas costeiras económica ou tradicionalmente ligadas à pesca profissional e lúdica, a populações rurais económica ou tradicionalmente ligadas à agricultura e aos decisores/gestores de poder local dessas áreas, nomeadamente: agricultores profissionais e de subsistência; pescadores profissionais e lúdicos; decisores e gestores de poder local.
Esta ação decorreu centrada na abordagem direta aos grupos-alvo, uma vez que se verificou ser a abordagem mais eficiente para transmissão das mensagens do projeto.
Com a produção de manuais de boas práticas, sob a forma de calendários de parede para agricultores e pescadores, decorreu as ações de sensibilização aos grupos-alvo (agricultores e pescadores), também conjugada com a recolha de inquéritos e distribuição de bonés.
No total, realizou-se 85 ações envolvendo diretamente 1 530 pessoas dos grupos-alvo previstos, tendo sido realizados 1 415 inquéritos.
Algumas destas ações foram acompanhadas pelo beneficiário associado SPEA.

CAPR3SPNM CPPP1SPNM


Realização de campanha in-situ para visitantes de áreas e espécies protegidas. 
A ação foi dirigida aos visitantes de espaços naturais especiais com espécies sensíveis, locais pertencentes à Rede Natura 2000.
Foram realizadas 96 ações na entrada de áreas rede Natura 2000 envolvendo 12 314 visitantes.
Foram distribuídos, em várias ações, diferentes vetores de informação nomeadamente: 17 000 fitas de pulso, 10 000 cinzeiros de bolso, 27 500 sacos de lixo.
Os quiosques multimédia interativos, registaram vários acessos nomeadamente: 26 811 acessos no terminal do centro de receção freira-da-madeira - Maciço Montanhoso Oriental, 11 200 acessos no terminal do centro de receção da Ponta de São Lourenço, 2 255 acessos no terminal das Ilhas Desertas e 11 435 acessos no Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira; o que perfez um total de 51 701 acessos.

CVAP1SPNM CVAP3SPNM


Realização de campanha ex-situ para visitantes de áreas e espécies protegidas.
Foi implementada uma campanha ex-situ dirigida aos visitantes das áreas protegidas das Reservas Natural do Garajau/Pináculo, Reserva Natural das Ilhas Desertas, Área Protegida da Ponta de São Lourenço, Laurissilva da Madeira e Maciço Montanhoso, sítios da Rede Natura 2000, na perspetiva de alertá-los para a importância da adoção de boas condutas ambientais de usufruto, no sentido das suas atividades de lazer/ observação de espécies não condicionarem o bom estado de conservação dos habitats e espécies aí presentes.
Foram distribuídos 70 painéis e cerca de 8 000 kits de material de divulgação composto por sacos de lixo, fitas de pulso, eco cinzeiros e/ou autocolantes.
Foram desenvolvidas 136 ações, através da ação direta da equipa executiva ou através de stakeholders, num total de 9 137 participantes envolvidos diretamente.

IMG 3748 DSC02092b CVAP10SPNM


Realização de fóruns de divulgação.
Esta ação visou transmitir, alertar, consciencializar, de uma forma peculiar, o público-alvo do projeto com a seguinte questão "conhece os impactos da sua atividade na biodiversidade de sítios protegidos?"
Para tal, foram promovidos fóruns de divulgação e discussão dirigidos aos seguintes públicos-alvo: populações de áreas costeiras económica ou tradicionalmente ligadas à pesca profissional e lúdica e populações rurais económica ou tradicionalmente ligadas à agricultura e entidades que aderirem à atividade.
Dinamizou-se fóruns de comunicação para populações locais ligadas ao meio piscatório e ao meio rural das diferentes freguesias dentro de área de projeto.
Com a produção de baralhos de cartas que foram utilizados nos eco campeonatos e os "troféus" a oferecer às equipas vencedoras (caneca de cerâmica), foram realizados contactos com orgãos sociais locais, nomeadamente "Centro Cívicos", e "Casas do Povo" de forma a estabelecer parcerias para a organização dos campeonatos eco cartas.
No total já foram realizadas 13 ações, envolvendo cerca de 376 participantes.

EBP8SPNM EBP10SPNM CPPP3SPNM


Realização de um seminário "Desenvolvimento e Biodiversidade".
Foi organizado o seminário subordinado ao tema: "Desenvolvimento e Biodiversidade" aberto ao público em geral onde contou com a participação de mais de 280 pessoas.

S2SPNM S17SPNM


Monitorização do impacto do projeto nos grupos-alvo e no problema detetado

inqagricultura 01042015 10072014


Realização da análise do sucesso do projeto. 

Para analisar o sucesso deste projeto recorreu-se à realização de inquéritos dirigidos aos diferentes grupos-alvo onde avaliaram as várias ações previstas.
No total realizou-se 2 827 inquéritos dirigidos aos diferentes grupos alvo.
DSC06565

Monitorização de campo. 
A monitorização do impacto do projeto no problema ambiental foi baseada em indicadores diretamente relacionados com espécies e habitats prioritários, nomeadamente: freira-da-madeira, pombo-trocaz, lobo-marinho e Laurissilva.
As monitorizações de campo foram concluídas através do controlo das estações de controlo de predadores invasores na área de nidificação da freira-da-madeira; recolha de lixo ao longo das veredas do Pico do Areeiro e Ponta de São Lourenço; registo de núcleos de espécies invasoras na Floresta Laurissilva; registo de interações entre agricultores e pombo-trocaz e pescadores e lobo-marinho.

 

MoniCampo1 MoniCampo2 MoniCampo3

 

 

Divulgação e disseminação de resultados do projeto

Participação em eventos (nacionais e internacionais) para divulgação do projeto e dos seus resultados e na Kick-off Meeting com a Comissão
O projeto participou em 1 evento internacional, 5 eventos de caráter nacional e 44 eventos de caráter regional, com a envolvência de mais de 23 459 pessoas.

PE12SPNM PE2SPNM PE10SPNM

 

Divulgação do projeto na Imprensa e Rádios Regionais

O projeto registou 47 publicações escritas, participou em 5 programas de rádio e em 10 programas televisivos, num total de 62 ações de exposição pública.

V1RTPM V2RTPM V3RTPM

 

INÍCIO

 

 

RELATÓRIO

Final Report

do Projeto Life eco compatível

finalreportlifeecocomIssu2


After-Life plan

do Projeto Life eco compatível

after lifeIssuu2


Layman´s report

do Projeto Life eco compatível

CapaissuLaymEcoComp 

 

INÍCIO

 

VETORES DIVULGATIVOS

Ao longo do projeto foram criados e produzidos um conjunto vasto de vetores divulgativos que enriqueceram as atividades desenvolvidas e disponibilizados aos públicos alvo:

Manuais de boas práticas (agricultura; pesca e turismo de natureza)

Jogos multimédia interativos – EcoQuiz sobre as boas práticas

Exposição itinerante

Posters e publicações

Quiosques interativos

Vetores divulgativos

SPNM26032012 CarroECO
Viatura Eco

 

 

agendabolsoeco1a agendabolsoeco2a fitaseco
                                      Agendas de bolso                                  Fitas de pulso – em 5 línguas diferentes

 

sacoRecLixo cinzeiros tapete de rato1
Sacos de recolha de lixo Eco cinzeiros Tapetes de rato

 

t shirts eco1 t shirt verde1
T-shirts

 

coletes polares1 coletes polares2 coletes polares3
Coletes polares


expositorescartao1 expositorescartao2
Expositores em cartão

 

lanyard eco1 chaveiro eco1 bon eco
Lanyards Chaveiros Bonés

 

calendario2013a01 calendariopescas2013f01                 planeadordeeventosfinalf153
Calendário Ser Eco
Compatível na Agricultura

Calendário Ser Eco
Compatível na Pesca

 Agenda de Eventos
Boas Práticas Aplicáveis ao Ecoturismo

 

autocolantestakeholder       baralhodecartas     blocoeco    
Autocolantes "Stakeholder Eu Sou"   Baralhos de Cartas "Ser Eco"   Bloco de Notas "Registe esta mensagem"    

 

canetaseco1 pastascartaoeco  
Canetas Pastas de cartão  

 

 

LIFEECO1   LIFEECO2   LIFEECO3
LIFEECO4   LIFEECO5   LIFEECO6
Proteções de Ecrã


 

 

canecas memria usb  
Canecas Memórias USB - 8Gb  

 

VIDEOS

SEMINÁRIO "Desenvolvimento e Biodiversidade" 

SeminarioDesenv


TESTEMUNHO DOS STAKEHOLDERS 

TestemunhoStakeH

 

COM OS PÉS NA TERRA – RTP MADEIRA

Programa quinzenal que iniciou-se no dia 15 de julho
Cada programa é composto por três rubricas que abordam:

·         #  Agricultura biológica

·         #  Uso das plantas

·         #  Dicas e comportamentos eco compatíveis (SPNM – Eco Compatível)

Em todos os programas estamos num Sítio de Rede Natura 2000/Área Protegida e deixamos alguns conselhos/dicas Eco Compatíveis que todos nós podemos e devemos aplicar no nosso dia-a-dia, em prol da biodiversidade e do usufruto destas áreas.

1º Programa (15 julho 2014)
Apresentação do projeto Life Eco Compatível e do vídeo Hip Hop pela Natureza – Be Eco.

pesnaterra


2º Programa (29 julho 2014)

Areeiro – alerta para a biodiversidade existente na nossa RAM, a importância das áreas de rede natura 2000, usufruto destes espaços e cuidados a ter.

pesnaterra


3º Programa (12 agosto 2014)

Reserva Natural Parcial do Garajau/Pináculo - algumas dicas relativas às atividades naquela área, com destaque para o mergulho.

pesnaterra


4º Programa (26 agosto 2014)

Reserva Natural Parcial do Garajau - dicas de como agir ou se comportar sempre que avistar um lobo-marinho na praia ou no mar.

pesnaterra


5º Programa (09 setembro 2014)

Reserva Natural das Ilhas Desertas – Diploma Europeu para as áreas protegidas, nome das ilhas, a sua importância para fauna e flora, o impacto do lixo marinho na Ilhas principal ameaça aos animais marinhos (lobo-marinho, freira-do-bugio, etc).

pesnaterra


6º Programa (23 setembro 2014)

Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio – Rede Natura 2000, criação da reserva, pesca sustentável.

pesnaterra


7º Programa (23 novembro 2014)

Plantas Invasoras

pesnaterra


HIP HOP For nature

HipHop

 

PROJETO LIFE ECO COMPATÍVEL

ProjectoLifeEco

 

INÍCIO

 

 

INICIATIVAS

"O ECO NÃO TIRA FÉRIAS"

EcoIni00

Apoiando a iniciativa do stakeholder individual do projeto Eco compatível, promovemos uma campanha para o verão intitulada “O ECO NÃO TIRA FÉRIAS”.

Esta campanha objetivou reforçar a aplicação das boas práticas durante as férias, seja em que parte do mundo estiver.

Assim, desafiou-se todos os stakeholders do projeto Eco compatível, a levar o ECO consigo nas férias, a incluí-lo numa fotografia e depois partilhar com o mundo.

DÁ FORÇA A ESTA CAUSA, FAZ ECO DESTA MENSAGEM
 

EcoIni01

Contributo do stakeholder individual

Local: Porto Moniz

 

EcoIni02

Contributo do stakeholder individual

Local: Ilhéu Mole, Porto Moniz, Ilha da Madeira


maram1
20 julho de 2015


Poluição Zero no Mar da RAM

No âmbito da implementação da Estratégia MaRaM – Poluição Zero no Mar da RAM, delineada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o Serviço do Parque Natural da Madeira, em coordenação com a Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, promoveu uma campanha de informação e sensibilização direta junto dos frequentadores das praias e complexos balneares do nosso arquipélago.

Na sequência dos trabalhos já desenvolvidos no âmbito dos projetos Life Eco Compatível e Life Madeira Lobo-marinho, esta campanha visou alertar os banhistas para a necessidade de prosseguirem boas práticas ambientais e informá-los sobre o impacto dos lixos na qualidade da água do mar e das eventuais consequências, tanto para a saúde dos próprios banhistas, como para o ambiente marinho e as espécies que dele dependem, como é o caso do lobo-marinho.

Esta campanha teve início no dia 17 de julho de 2015 e decorreu até ao final do mês de agosto percorrendo assim todas as praias da Região Autónoma da Madeira.


26062015
26 junho de 2015

 
Exposição Eco Compatível na praia do Faial

Foi no âmbito da cerimónia de hastear da Bandeira Azul que a exposição do projeto Life Eco Compatível esteve patente na praia do Faial em Santana.

Para além de dar a conhecer o projeto relembrou-se algumas práticas ambientais a favor da biodiversidade e em prol da conservação da natureza.


05062015
05 junho de 2015


LIFE09 INF/PT/000045 COMEMORA DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Para comemorar o dia Mundial Ambiente, o projeto LIFE Eco Compatível disponibilizou ao público uma exposição sobre a importância da aplicação das boas práticas nas atividades de Turismo de Natureza, Agricultura e Pesca.

A exposição SER ECO COMPATÍVEL esteve patente ao público de 5 a 12 de junho no “Armazém do Mercado” e pretendeu alertar para o perigo que algumas práticas humanas representam para a biodiversidade insular e dá indicação de qual a melhor forma para atuar nas situações referenciadas.

Ali, quem já se preocupa na aplicação das boas práticas, pôde se inscrever como stakeholder deste projeto, recebendo em troca um certificado digital e algum material do projeto que ajuda a fazer passar a mensagem.

Esta exposição integra um projeto de comunicação de boas práticas em áreas protegidas, desenvolvido pelo SPNM em parceria com a SPEA e com o apoio financeiro do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia – Projeto LIFE Eco Compatível, na premissa de que as áreas protegidas e a conservação das espécies são uma mais-valia para o desenvolvimento das atividades económicas no arquipélago da Madeira.

Estamos conscientes, queremos ser ECO compatíveis, queremos fazer ECO destas mensagens.


18052015
18 maio de 2015

 

Campeonato Eco Cartas

Realizou-se mais um campeonato eco cartas na Fundação João Pereira - Lombada da Ponta de Sol que contou com 32 participantes.

Este campeontao foi aberto a toda a população e as datas da sua realização foram divulgadas pelo parceiro local, assim como através da página web do projeto Life Eco Compatível e na página facebook do SPNM.


11052015
9 maio de 2015

 

Visita no catamaran

No dia 9 de maio de 2015 realizou-se, no âmbito do seminário do projeto Life Eco Compatível, um passeio a bordo da embarcação marítimo-turística “VMT Madeira Catamaran” que se dedica à atividade de observação de cetáceos na Região Autónoma da Madeira.

A atividade teve início pelas 15h e os 123 participantes a bordo estavam na espectativa de como iria correr aquela viagem, já que o entusiasmo era grande em avistar animais marinhos.

A algumas milhas da costa o primeiro encontro foi com uma tartaruga, que nem todos tiveram a sorte de detetar, mais tarde avistaram-se as aves marinhas cagarra, alma-negra e garajau, e finalmente apareceram os tão desejados golfinho-roaz e um grupo de baleias-piloto.

No final da atividade miúdos e graúdos estavam muito satisfeitos com a tarde bem passada e a biodiversidade observada.

Fotografias cedidas gentilmente por: Márcia Spínola e Luís Oliveira


09052015
08 maio de 2015

 

Seminário "Desenvolvimento e Biodiversidade"

Com o objetivo de definir uma estratégia de comunicação e intervenção que garanta a sustentabilidade socioeconómica da Região, alicerçada nos sítios da Rede Natura 2000, para o futuro, o projeto LIFE ECO Compatível promoveu o seminário "Desenvolvimento e Biodiversidade.

Ficamos a conhecer a experiência e visão de alguns stakeholders Eco Compatíveis através de um pequeno vídeo e de um espaço público moderado pelo Dr. Paulo Magalhães.

A participação social na promoção e conservação da biodiversidade é a chave para a sustentabilidade do nosso futuro.


16042015
15 abril de 2015

 

Ação de formação

Decorreu no dia 15 de abril de 2015 na escola 2º e 3º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, uma ação de formação para professores sob o tema: "Áreas Protegidas e Aves da Região Autónoma da Madeira".

A ação foi dinamizada por técnicos do Serviço do Parque Natural da Madeira que abordaram as áreas protegidas da região, os sítios da Rede Natura 2000 e as boas práticas a ter em espaços naturais no âmbito do projeto LIFE Eco Compatível. A SPEA abordou o tema das aves.


07042015
07 abril de 2015

 

Grupo Four Views Hotels tornou-se stakeholder Institucional

Para assinalar esta data, foi colocado um painel informativo no hotel Four Views Oásis, junto à praia dos Reis Magos, com o objetivo de sensibilizar hóspedes e residentes para o impacto do lixo marinho no litoral madeirense.

Desde janeiro de 2014 que este hotel apadrinha a praia dos Reis Magos, onde assumiu o compromisso de manter limpa a praia e fazer com que a mesma seja um lugar aprazível e visitável por todos nós. Esta foi uma iniciativa pioneira na Europa e é realizada em parceria com a escola do Caniço e respetiva associação de pais, junta de freguesia do Caniço e várias outras entidades da sociedade local.


01042015
01 abril de 2015

 

DICA - Divulgação de Informação do Comércio Agroalimentar

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural disponibilizou semanalmente e em formato digital, um conjunto de informações úteis e de interesse para os produtores, os comerciantes e o público em geral .

Na edição n.º 111/2015 saiu um artigo sobre o projeto Life Eco Compatível intitulado "Ser Eco Compatível em Área de Rede Natura 2000" com especial tónica nas boas práticas agrícolas.


14032015
14 março de 2015

 

Campeonato Eco Cartas

Mais um campeonato Eco Cartas foi dinamizado, desta vez, no Centro Cívico do Porto da Cruz onde de forma lúdica e pedagógica promove-se a comunicação das boas práticas aos grupos-alvo (populações rurais e costeiras tradicionalmente ligadas à agricultura e/ou pescas).

O campeonato Eco cartas foi aberto a toda a população e as datas da sua realização foram divulgadas pelo parceiro local, assim como através da página web do projeto Life Eco Compatível e na página facebook do SPNM.


03032015
03 março de 2015

 

Campanha aos visitantes nas áreas protegidas

No âmbito do projeto Life Eco Compatível, decorreram campanhas aos visitantes nas áreas protegidas!


16022015
14 fevereiro de 2015


Ser Eco Compatível na Agricultura

Decorreu no dia 14 de fevereiro pelas 10h no Centro Cívico do Porto da Cruz, uma ação de formação para os encarregados de educação dos alunos da EB 123/PE do Porto da Cruz.

Pretendeu-se com esta atividade relembrar as boas práticas na agricultura em prol da biodiversidade.


10022015
6 fevereiro de 2015

 

Técnicos da Direção Regional de Agricultura associaram-se ao projeto Life Eco Compatível

No passado dia 6 de fevereiro de 2015, os técnicos da Divisão de Apoio ao Agricultor e da Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola tornaram-se stakeholders individuais do projeto Life Eco Compatível.

Desta forma, o material produzido no âmbito do projeto direcionado para agricultura, foi utilizado por estes técnicos na sua área de trabalho para a promoção de aplicação das boas práticas agrícolas a favor da biodiversidade da nossa ilha.


27112014
25 de novembro de 2014

 

Reinstalação da instalação artística “Monstro do Mar”

No dia 25 de novembro de 2014, a instalação artística “Monstro do Mar”, que estava patente ao público no concelho de Santa Cruz foi reinstalada no concelho do Porto Moniz, próximo ao Centro de Ciência Viva.

Este trabalho pretendeu alertar e sensibilizar para o problema dos lixos no mar, tendo sido realizado pelos jovens e docentes do Estabelecimento do Vila Mar – Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, por serem apoiantes do projeto Life Eco Compatível.
Refira-se que esta obra foi toda feita com lixo, especificamente com ferro, recolhido em duas ações de limpeza da praia na Reserva Natural do Garajau, em 2013.


25112014
21 de novembro de 2014

 

Resultados da limpeza de praia e da ribeira na R.N. Garajau

No dia 21 novembro de 2014 decorreu no Estabelecimento Vilar Mar- Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM uma ação de sensibilização sobre os lixos marinhos no âmbito do projeto Life Eco Compatível.
Neste ação participaram aproximadamente 40 pessoas onde de seguida estiveram envolvidos na habitual limpeza à praia e à ribeira, onde foi feita uma triagem e quantificação dos lixos recolhidos.
Assim, foram recolhidos 450 kg de resíduos orgânicos, 120 kg de metal e 60 kg de outros resíduos: 95% plástico, 2% papel, 1 vidro, 2% outros resíduos.
Relembramos que a referida instituição era stakeholder institucional do projeto supramencionado e promoveu junto aos seus jovens e pessoal docente e não docente, as boas práticas em prol das áreas naturais.
Com esta ação pretendeu-se abordar a importância das boas práticas e correta conduta a ter em espaços marinhos ou costeiros, neste caso concreto a Reserva Natural do Garajau, visando a salvaguarda da biodiversidade e das atividades económicas, realçando o usufruto e lazer.


04112014
04 de novembro de 2014

 

Campeonato Eco Cartas

É de forma pedagógica e lúdica que decorreu o campeonato eco cartas nas diferentes casas do povo, juntas de freguesia e/ou centro de dia do arquipélago da Madeira.

O campeonato Eco cartas foi aberto a toda a população e as datas da sua realização foram divulgadas pelo parceiro local, assim como através da página web do projeto Life Eco Compatível e na página facebook do SPNM.


10072014
10 de julho de 2014

 

Continuação dos 2ºs inquéritos no âmbito do projeto Life Eco Compatível

Esta 2ª fase de sensibilização e recolha de inquéritos foi acompanhada da distribuição de manuais de boas práticas para os pescadores e agricultores (sob a forma de calendário de parede agriculta/pesca) e agentes (sob a forma de agenda de eventos).

O projeto Life Eco Compatível promoveu ações de comunicação/sensibilização para populações de áreas costeiras económicas ou tradicionalmente ligadas à pesca profissional e lúdica, populações rurais económica ou tradicionalmente ligadas à agricultura, e agentes ligados às atividades turísticas de turismo natureza, que decorreram centradas na abordagem direta aos grupos alvo, uma vez que se verificou ser a abordagem mais eficiente para transmissão das mensagens do projeto.


08072014
08 de julho de 2014

 

Life Eco Compatível referenciado na newsletter nº 26 junho 2014 - Ordem dos Economistas da Madeira

A Ordem dos Economistas da Madeira, na VII Conferência Anual de Turismo de 2014 – Comunicação de Boas Práticas de Sustentabilidade, associou-se ao projeto Life Eco Compatível tornando-se stakeholder do mesmo e uma das iniciativas que fez foi a compensação das emissões de CO2 (dióxido de carbono) relacionadas com aquele evento. Todas as emissões associadas a esta conferência foram contabilizadas obtendo-se o valor de 731kgC02eq.

Este valor será usado para a determinação do número de árvores autóctones a plantar no Parque Natural da Madeira, de modo a contribuir para a anulação das emissões associadas às viagens e consumos de energia relacionadas com a referida conferência.
Felicitamos os seus responsáveis pela excelente iniciativa que foi demonstradora do verdadeiro espírito eco-compatível.


30062014
28 de junho de 2014

 

Campeonato Eco Cartas em Câmara de Lobos

No dia 28 de junho de 2014, das 9 às 13 horas, em Câmara de Lobos, o Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) em parceria com a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos deram início ao Campeonato Eco Cartas.

Este campeonato surgiu no âmbito do projeto Life Eco Compatível, onde com esta atividade pretendeu-se promover de uma forma lúdica, descontraída e em grupo a transmissão das boas práticas na agricultura e nas pescas a favor da biodiversidade e consequente benefício na atividade económica equivalente.

Com a organização deste campeonato, o SPNM pretendeu promover a correta aplicação das boas práticas na atividade económica de cada grupo e ao mesmo tempo sensibilizá-los para a preservação do vasto Património Natural e o retorno económico obtido a partir do mesmo.


28062014
27 de junho de 2014

 

Um mar livre de lixo beneficia a atividade da pesca

No dia 27 de junho de 2014, pelas 20 horas, no âmbito do projeto Life Eco Compatível, o Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) esteve em Câmara de Lobos para conversar com a comunidade local sobre a importância que cada um tem na aplicação das boas práticas em prol da atividade pesqueira. Esta iniciativa resultou da parceria entre o SPNM e a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos.


25062014
24 de junho de 2014

 

"A cultura urbana pela conservação da natureza" - Projeto Life Eco na RTP Madeira

No programa Madeira Viva do dia 24 de junho de 2014, ficamos a saber como podemos disseminar as boas práticas através da cultura urbana em prol da conservação da natureza.


23062014
20 de junho de 2014

 

“A cultura urbana pela conservação da natureza"

No dia 20 de junho de 2014, pelas 14:00h, na sala multiusos do Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, no Lazareto, foram apresentados os resultados da iniciativa “A cultura urbana pela conservação da natureza”.

Esta iniciativa resultou da parceria entre o Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM), o Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM e os STG Crew (grupo de Bboys e Bgirls da Ilha da Madeira), no âmbito do programa de stakeholders do projeto LIFE Eco Compatível, que desenvolveram atividades de cariz singular e inovador demonstrando o seu apoio à promoção das boas práticas em áreas naturais protegidas em prol do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade no arquipélago da Madeira.

Nesta iniciativa estiveram integradas várias ações:

- Apresentação do vídeo clip “HIP HOP PELA NATUREZA” com coreografia e letra dos STG Crew em colaboração com os alunos do Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, e com um aluno do curso de multimédia da Escola Profissional Cristóvão Colombo.

Este vídeo surgiu com o objetivo de ser um vetor disseminador (vídeo com caráter viral) da mensagem do Eco Compatível mas de uma forma diferente, atual, e dirigida para a população alvo que adere às redes sociais que são fundamentais para o sucesso de transmissão das boas práticas que o referido projeto pretende.

- Execução de um grafiti pelos artistas do New Disorder Graffiti Crew, que promoveram através desta forma de expressão de arte urbana, a mensagem Eco Compatível alusiva às boas práticas associadas ao meio marinho, neste caso específico, à Reserva Natural do Garajau.

- Apresentação dos resultados da limpeza do ribeiro e praia nas instalações do Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM/Reserva Natural do Garajau realizada durante a manhã, pelos jovens, educadores, professores, técnicos e demais funcionários do referido estabelecimento que foi stakeholder institucional do projeto e por elementos do SPNM.


20052014 20052014b
14 maio de 2014

 

Visita à Reserva Natural do Garajau e limpeza à praia do Lazareto

Nos dias 14 e 16 de maio de 2014, um grupo de alunos da escola Jaime Moniz e da escola do Carmo visitaram a Reserva Natural do Garajau e tiveram uma breve explicação alusiva à mesma e um reconhecimento aos limites da Reserva Marinha.

No final, realizou-se mais uma ação de comunicação no âmbito do projeto Life Eco Compatível, onde depois de sensibilizados estes jovens, juntamente com um grupo de alunos do Estabelecimento Vila Mar, colaboraram com o SPNM na limpeza da praia do Lazareto.
No final, todos ficaram satisfeitos com o resultado obtido, e a Natureza agradeceu!


03032014
03 de março de 2014

 

O projeto Eco Compatível esteve presente na Escola Básica 2/3 Estreito de Câmara de Lobos

No passado dia 3 de março decorreu na Escola Básica 2/3 Estreito de Câmara de Lobos, uma ação de formação dirigida a professores, cujo tema foi Laurissilva Património Mundial Natural e onde foi dado a conhecer o projeto Life Eco Compatível que abordou a importância das boas práticas e correta conduta a ter em espaços naturais como a Laurissilva, agrícolas e de lazer, visando a salvaguarda da biodiversidade e das atividades económicas, realçando o seu usufruto.

No sábado, dia 08, houve um percurso em área de Laurissilva, com acompanhamento de um técnico do SPNM que explorou o tema in loco.


28022014 28022014b
25 de fevereiro de 2014

 

O Eco esteve presente na cerimónia de hastear da Bandeira Verde

No dia 25 de fevereiro de 2014, o Estabelecimento Vila Mar – Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, celebrou a cerimónia do hastear da Bandeira Verde do programa Eco-Escolas.
Este evento contou com a presença de Sua Excelência o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais onde após a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas pudemos ver in loco a horta pedagógica desta instituição que foi dinamizada e mantida por alunos e professores.
O Estabelecimento Vila Mar – Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM apresentou um conjunto de actividades desenvolvidas no âmbito da educação ambiental, enquanto stakeholder institucional do projeto Life Eco Compatível, e do programa Eco-Escolas.


02022014
02 de fevereiro de 2014

 

O projeto Life Eco Compatível esteve presente nas comemorações do Dia Nacional do Vigilante da Natureza

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Vigilante da Natureza, no dia 2 de fevereiro, decorreu na Ponta de São Lourenço, o momento Eco, onde pretendeu-se promover e reforçar as boas práticas em espaços naturais incluídos na Rede Natura 2000 no usufruto da natureza.
Também procedeu-se à inscrição de stakeholders individuais do projeto com distribuição aos inscritos de algum material divulgativo em prol desta causa.

Seja Eco Compatível!


21122013
21 de dezembro de 2013

 

O ECO esteve presente no Porto da Cruz

No dia 21 de dezembro, o projeto Life Eco Compatível, associou-se a mais uma ação de sensibilização e limpeza de praia na Lagoa e Maiata - Porto da Cruz, promovida pela ASRAM - Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira onde estiveram presentes 50 voluntários.
Esta atividade para além de promover as boas práticas ambientais em áreas naturais em prol do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade, pretendeu sensibilizar toda comunidade local para a importância da cidadania.


14121013
13 de dezembro de 2013

 

Eco esteve presente nas reuniões regionais dos programas Green Key e Bandeira Azul

Nos dias 09 e 13 de dezembro, a Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) enquanto stakeholder institucional do projeto Life Eco Compatível, convidou o Serviço do Parque Natural da Madeira para divulgar o referido projeto nas reuniões regionais, uma vez que reconhecem ser da maior relevância a divulgação do mesmo junto dos Promotores de candidaturas aos Programas Green Key e Bandeira Azul.


02121013
29 de novembro de 2013

 

ECO COMPATÍVEL no seminário nacional da ABAE

No dia 29 de novembro, o projeto Life Eco-compatível a convite da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) foi apresentado no Seminário Nacional da referida Instituição, sob o tema “Poluição dos Oceanos – Esclarecer, Planear e Agir?”.

Este seminário decorreu em Sesimbra e constituíu uma ótima oportunidade para divulgar e promover o trabalho de comunicação e sensibilização que foi desenvolvido, no âmbito da promoção das boas práticas.
A exposição itinerante do referido projeto também esteve presente durante o evento.


28112013 28112013b
27 de novembro de 2013

 

O ECO esteve presente na Tertúlia – “O papel das mulheres no setor da pesca"

No dia 27 de novembro de 2013, entre as 14h e as 18h, decorreu no Centro Cívico do Caniçal uma tertúlia intitulada “O papel das mulheres no setor das pescas” organizada pela Direção Regional de Pescas.

O projeto Life Eco Compatível esteve presente, e foram realizados inquéritos dirigidos a este público-alvo para a avaliar as várias ações decorridas no âmbito deste projeto.

Este encontro, teve como objetivo reunir mulheres que estejam ligadas direta ou indiretamente a este setor, pretendendo ajudar a traçar um novo paradigma do papel das mulheres no setor piscatório, que as coloca hoje de forma ativa e liderante nos processos, longe da imagem ancestral e quase etnográfica do passado, que as secundarizava num universo da pesca dominado pela figura masculina.

Contribuiu ainda, para o reforço da auto-estima das pescadoras, mulheres de pescadores e as mulheres em geral, enfatizando a importância do papel que estas assumem no seio da comunidade local.

A foto mostra o momento em que a D. Rita Vieira (Pescadora do Caniçal) dava o seu contributo no âmbito do nosso projeto!


16 de novembro de 2013

 

O Eco esteve presente na campanha “Amigos do Mar”

No dia 16 de novembro pelas 15:30, no âmbito da campanha “Amigos do Mar”, e integrado na comemoração do Dia Nacional do Mar decorreu uma campanha de limpeza no calhau da Serra de Dentro, no Porto Santo.

Sendo a limpeza de zonas costeiras fundamental para a preservação da qualidade ambiental destes locais, a campanha “Amigos do Mar”, pretendeu envolver a comunidade porto-santense ativamente na preservação dos espaços naturais da ilha, recolhendo detritos trazidos pelo mar ou mesmo abandonados pelos banhistas, e cuja presença degrada a paisagem e causa impactes negativos no ambiente marinho e costeiro.

O projeto LIFE “Eco compatível” esteve presente, onde divulgou o seu principal objetivo que passa por transmitir as boas práticas para a sustentabilidade socioeconómica, usufruto humano e biodiversidade em Sítios da Rede Natura 2000 no arquipélago da Madeira.
Foram distribuídos alguns materiais divulgativos deste projeto.


18112013
16 de novembro de 2013

 

O projeto Life Eco Compatível esteve presente na comemoração do “Dia Nacional do Mar”, no Museu da Baleia da Madeira

No dia 15 de novembro de 2013 pelas 17 horas, no âmbito da comemoração do Dia Nacional do Mar, foi assinado o protocolo de adesão ao estatuto de Stakeholder Institucional do projeto Life Eco Compatível entre o Serviço do Parque Natural da Madeira e o Museu da Baleia.

Desta forma, o Museu da Baleia passou a ser um apoiante institucional do referido projeto que visa promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas e culturais com as áreas protegidas/sítios da rede natura 2000.

Já no sábado, dia 16 de novembro pelas 10 horas, houve o Momento Eco para o público mais novo onde foi distribuído algum material divulgativo do projeto bem como angariação de stakeholders.


21102013
20 de outubro de 2013

 

Eco Compatível no 3º Grande Prémio de Windsurf do Porto Moniz

Nos dias 19 e 20 outubro de 2013 realizou-se o "3º Grande Prémio de Windsurf do Porto Moniz", um evento da responsabilidade do CTM, em parceria com o Clube Naval do Seixal, que contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto Moniz, Hotel Moniz Sol e Meio e teve como associado o Parque Natural da Madeira, através do seu projeto Life Eco Compatível.

A organização previu a participação de 30 a 40 velejadores regionais, com destaque para a presença de João Rodrigues, velejador Olímpico.

O Projeto Eco Compatível foi divulgado neste evento e teve como objetivo angariar ainda mais Stakeholders, ou seja, pessoas que acreditam na nossa causa e vão passar a nossa mensagem! Esta, passa por promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas, com a gestão de áreas protegidas. Este projeto já conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Veja este video: http://www.youtube.com/watch?v=II8pbDDo5FM


19102013 19102013b
18 de outubro de 2013


Eco Compatível associou-se ao programa Eco-social “Save the Planet” da JMEvents

No dia 18 de outubro de 2013 pelas 19h30m, o ECO esteve presente no café Fnac do Madeira Shopping para apresentação do programa Eco-Social “Save the Planet” da JMEvents.

Este projeto “Save the planet”, integrado no programa de responsabilidade socio-ambiental da empresa JMEvents, teve por objetivo auxiliar não só aqueles que mais necessitam, como igualmente, instruir para uma mudança global de princípios e de fundamentos na área ambiental.

Neste enquadramento, a empresa ao ter conhecimento dos objetivos e das ações do projeto Life Eco Compatível quis se tornar apoiante do mesmo, ou seja, stakeholder institucional, e como primeira ação, na apresentação pública do “Save the Planet” divulgou o Projeto Eco Compatível e angariou ainda mais Stakeholders, ou seja, pessoas que acreditam na nossa causa e vão passar a nossa mensagem! Lembramos que o principal objetivo passa por promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas, com a gestão de áreas protegidas.

Relembramos que este projeto já conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.


16102013
15 de outubro de 2013

 

O ECO esteve presente na RTP Madeira no programa Madeira Viva

No dia 15 de outubro de 2013, o projeto Life ECO COMPATÍVEL esteve presente na RTP Madeira no programa Madeira Viva - "Talk Show" diário apresentado por Xana Abreu.


08102013
06 de outubro de 2013


O ECO apoia a ação de sensibilização e limpeza de praia promovida pela ASRAM

A Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira (ASRAM), enquanto stakeholder do projeto Life Eco Compatível, promoveu nos dias 5 e 6 de outubro uma ação de sensibilização e limpeza de praia no Porto da Cruz.

A ação de sensibilização foi alusiva ao Projeto Life Eco Compatível que promove as boas práticas ambientais em áreas naturais em prol do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade, e sobre a Reserva Natural da Rocha do Navio – atividade incluída em Madeira World Games.


07102013
06 de outubro de 2013

 

O Eco apoia o Madeira Festival Nature

De 30 de setembro a 6 de outubro de 2013, o ECO esteve presente no 3º Festival de Natureza (Madeira Nature Festival), na Avenida Arriaga onde proporcionou uma experiência de escalada na parede ECO e dando a conhecer as atividades de Natureza em áreas protegidas.


04102013
03 de outubro de 2013

 

Green Family conhece o projeto Life Eco Compatível

No dia 3 de outubro de 2013, no âmbito do projeto Ecolabel, o hotel Jardim Atlântico reuniu hóspedes e colaboradores “Green family” e visitaram o Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira (CISPNM), mais conhecido por Núcleo dos Dragoeiros das Neves.
Este grupo de participantes do projeto “Green Family” ficou a saber que é a partir do CISPNM que são dinamizadas todas as atividades de Educação Ambiental do SPNM e recebeu toda a informação relativa ao projeto Life Eco Compatível. Este projeto promove as boas práticas ambientais, tema muito procurado e valorizado pelo referido grupo!


 25092013
24 de setembro de 2013

 

Stakeholder promove ação de sensibilização - Ser Eco Compatível

No dia 24 de setembro de 2013, com o objetivo de sensibilizar os visitantes que chegaram à nossa região através de barco, o stakeholder institucional Madeira Adventure Kingdom, sensibilizou os clientes do navio AIDA sobre o projeto LIFE ECO Compatível.


21092013
21 setembro 2013

 

Iª Prova de Natação em Águas Abertas do Garajau

No dia 21 setembro de 2013 realizou-se a Iª Prova de Natação em Águas Abertas do Garajau (praia do Garajau).
Esta iniciativa organizada pelo Clube de Natação da Madeira, contou com o apoio Parque Natural da Madeira e da Associação de Natação da Madeira, onde realizou-se pela segunda vez, uma prova em espaço de área protegida. Estas provas tiveram início pelas 11.30h e 12.00h respetivamente para percursos de 1500m e 500m, sendo traçado um circuito em triângulo com partida e chegada na praia.
O Clube de Natação da Madeira aproveitou a oportunidade para relembrar as boas práticas em áreas protegidas no âmbito da sua posição de stakeholder do projeto Life Eco Compatível.


16092013
14 de setembro de 2013

 

Eco-Compatível no II Trail Santana Madeira Biosfera

Foi no dia 14 de setembro de 2013 que o concelho de Santana recebeu um dos maiores eventos desportivos do concelho, onde contou com mais de 300 atletas a percorrer os trilhos da Reserva da Biosfera da UNESCO.

O ECO esteve lá e durante a tarde lembrou as boas práticas a ter em espaços naturais como a floresta Laurissilva, dando a conhecer o projeto Life Eco Compatível, projeto proposto pelo SPNM e que já conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.


09092013
07 de setembro de 2013

 

O Eco esteve presente no evento Desertas… 25 anos de projeto

No dia 7 de setembro comemorou-se os 25 anos do projeto Desertas. Esta iniciativa pretendeu promover a aproximação da população e as áreas protegidas e a fomentação da sustentabilidade das mesmas.
O Eco-compatível esteve presente! Durante o dia decorreu o “Momento Eco”, onde foram lembradas as boas práticas a ter em espaços naturais como as Ilhas Desertas, dando a conhecer o projeto Life Eco Compatível, que já conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Decorreu ainda um conjunto de entrevistas e reportagens efetuado pela Antena 1 ao vivo, seguido de um circuito Ecomusicalis da autoria do grupo com o mesmo nome.


02092013
30 de agosto de 2013


Eco Compatível esteve no Madeira Shopping

Encerrou no dia 30 de agosto a exposição alusiva ao Projeto Life Eco Compatível que esteve patente no Centro Comercial Madeira Shopping desde o dia 17 de agosto de 2013, no corredor principal do referido Centro Comercial.

As pessoas que visitaram esta exposição, receberam informação relativa às boas práticas a ter a favor do usufruto das áreas protegidas sem que isso se reflita na diminuição de qualidade das mesmas. Para tal estiveram disponíveis vários vetores no Madeira Shopping, tais como, um posto de informação no local, uma exposição itinerante alusiva ao projeto; um vídeo, informação multimédia e a uma parede de escalada!
Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de aderir ao projeto, apoiando o mesmo, fazendo-se stakeholder individual, junto ao Vigilante da Natureza que esteve lá!


13072013
13 julho de 2013


I Prova de Mar – Ponta de São Lourenço

No dia 13 de julho de 2013 realizou-se a I ª Prova de Mar Ponta de S. Lourenço - Natação em Águas Abertas, uma organização do Clube de Natação da Madeira (CNM) em parceria com o Serviço do Parque Natural da Madeira e Associação de Natação da Madeira.

A prova teve início às 12 horas para os 1000m e às 12.30h para os 500m com partida e chegada no Cais do Sardinha – Ponta de São Lourenço. No total das duas provas participaram 12 nadadores - federados praticantes da natação pura e de triatlo; e não federados simpatizantes desta modalidade da natação em águas abertas aliando a prática da natação com a natureza.

O Clube de Natação da Madeira foi um stakeholder institucional do projeto LIFE Eco Compatível e que promoveu as boas práticas junto aos seus praticantes!
É de realçar que esta prova vem na sequência do objetivo do CNM de organizar diversos eventos na modalidade de natação em águas abertas aproveitando os recursos naturais da Madeira.


00072013
julho 2013


Levada da Silveira – Santana/ Caminhos por descobrir!

Foram promovidas levadas pouco conhecidas e as boas práticas ambientais nas mesmas, por um stakeholder Institucional do projeto Life Eco Compatível, onde iniciou um conjunto de atividades, que decorreu durante todos os fins-de-semana ao longo do mês julho de 2013 no concelho de Santana.

Estas atividades de descoberta da natureza e biodiversidade decorreram na Levada da Silveira, em vários dias e com diferentes temas.


22062013
22 junho de 2013


Limpeza de praia “Beach clean-up” – Fajã dos Padres

A “Fajã dos Padres” enquanto stakeholder individual do projeto Life Eco Compatível, promoveu no dia 22 de junho de 2013 uma ação de limpeza da praia e do fundo do mar, tal como faz todos os anos, com a colaboração de voluntários. Esta ação surgiu, tal como refere o responsável “com a consciência de que os nossos atos ecoam pelas gerações futuras e que a manutenção da qualidade ambiental depende de todos”.

O Serviço do Parque Natural da Madeira associou-se à iniciativa e promoveu uma ação de sensibilização aos participantes, alusiva ao Projeto Life Eco compatível que promove as boas práticas em áreas naturais em prol do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade.


08072013 08072013b
05 de julho de 2013

 

ECO esteve presente no seminário “Santana Reserva da Biosfera”

No dia 5 julho de 2013, teve início o Seminário “Santana Reserva da Biosfera” organizado pela Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral. Este seminário decorreu entre 5 e 7 de julho, e contou, ao longo de três dias, com vários oradores que abordaram temas como a natureza, biodiversidade, património, etnografia, entre outros.

O projeto Life Eco Compatível esteve presente, e divulgou o seu principal objetivo que passa por transmitir as boas práticas para a sustentabilidade socioeconómica, usufruto humano e biodiversidade em Sítios da Rede Natura 2000 no arquipélago da Madeira.


27062013
26 de junho de 2013

 

Monstro do Mar

No dia 26 de junho, o Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM em parceria com o Serviço do Parque Natural da Madeira inaugurou a instalação do “Monstro do Mar”, na Promenade junto ao complexo balnear da Ponta Gorda.

Esta obra de arte surgiu no âmbito do Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM ser um apoiante do Projeto Life Eco-compatível, ou seja, um stakeholder institucional do referido projeto da responsabilidade do SPNM, que visava promover as boas práticas em áreas protegidas em prol do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade.

Este trabalho designado de “Monstro do Mar” foi elaborado pelos jovens e professores do Estabelecimento Vila Mar com o lixo recolhido em ações de limpeza e teve como objetivo alertar para o problema do lixo no mar e a correta conduta a ter.

Sabia que 80% do lixo marinho tem origem em terra?

Todos podemos contribuir, mudando a atitude e alterando o comportamento!


22 de junho de 2013

 

Limpeza de praia “Beach clean-up” – Fajã dos Padres

A “Fajã dos Padres” enquanto stakeholder individual do projeto Life Eco Compatível, promoveu no dia 22 de junho de 2013 uma ação de limpeza da praia e do fundo do mar, tal como faz todos os anos, com a colaboração de voluntários. Esta ação surgiu, tal como refere o responsável “com a consciência de que os nossos atos ecoam pelas gerações futuras e que a manutenção da qualidade ambiental depende de todos”.

O Serviço do Parque Natural da Madeira associou-se à iniciativa e promoveu uma ação de sensibilização aos participantes, alusiva ao Projeto Life Eco compatível que promove as boas práticas em áreas naturais em prol do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade.


17062013
15 de junho de 2013

 

O projeto Life Eco Compatível esteve presente na cerimónia oficial de hastear da Bandeira Azul para as marinas, na Marina da Quinta do Lorde

A Marina da Quinta do Lorde foi escolhida pela Coordenação Nacional da Bandeira Azul, para ser a marina que efetuou a cerimónia oficial de hastear da Bandeira Azul para Marinas em 2013.

Esta cerimónia decorreu no dia 15 de junho, pelas 11 horas onde assinou o protocolo de adesão ao Estatuto de Stakeholder do projeto Life Eco Compatível do Serviço do Parque Natural da Madeira. Assim, a Marina da Quinta do Lorde passou a ser um apoiante institucional do referido projeto que visa promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas e culturais com as áreas protegidas/sítios da rede natura 2000, como é o caso da Ponta de São Lourenço.

Desde 2007 que a Marina da Quinta do Lorde possui o galardão Bandeira Azul, da Associação Bandeira Azul da Europa, como reconhecimento do trabalho na prossecução de um modelo de Desenvolvimento Sustentável baseado na Proteção do Ambiente, execução de boas práticas ambientais e promoção de Ações de Educação e Informação Ambiental junto da nossa equipa de trabalho e utentes.


11062013
8 de junho de 2013

 

Underwater Nature Festival

De 3 a 8 de junho a Galo Resort Hotels organizou a primeira edição do "Underwater Nature Festival" do qual o Serviço do Parque Natural da Madeira é parceiro, com o objetivo de promover e sensibilizar para a Reserva Natural do Garajau e para as atividades lúdico-desportivas que podem ser desfrutadas naquela área protegida.

A Galo Resort Hotels, stakeholder institucional do projeto Life Eco Compatível aproveitou este evento como plataforma de divulgação deste projeto e com o objetivo de angariar mais Stakeholders.


27052013
27 de maio de 2013

 

O projeto Life Eco Compatível esteve presente na Semana BioMadeira

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), com a colaboração da Universidade da Madeira e da OrganicA - Associação de Promoção da Agricultura Biológica da Madeira, realizou mais uma edição da Semana BioMadeira, que em 2013 teve como principal objetivo alertar para as vastas possibilidades que a Agricultura Biológica permite explorar e desenvolver.

O evento decorreu de 17 a 24 de maio e teve como mote “Criar Oportunidades” promovendo a Agricultura Biológica, como uma atividade cada vez mais abrangente e propulsora de novos negócios e capacidades nas mais distintas áreas.

O projeto Life Eco Compatível esteve presente no núcleo expositivo do Largo da Restauração, onde deu a conhecer este projeto e angariou stakeholders.


08052013 08052013b
06 de maio de 2013

 

Projeto Life Eco Compatível participou nas I Jornadas de Animação Turística da RAM

No dia 6 de maio o projeto LIFE Eco Compatível foi apresentado nas 1ªas Jornadas de Animação Turística da RAM, que decorreu no auditório da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, no Edifício Golden Gate, 5º andar.

O seminário promovido pela Turma A do Curso Técnico de Informação e Animação Turística.


22042013 22042013b
19 de abril de 2013

 

Projeto Life Eco Compatível esteve no seminário “Mar: Sensibilização, Ensino e Potencialidades”

No dia 19 de abril decorreu o Seminário “Mar: sensibilização, ensino e potencialidades” organizado pelo Departamento Eco escola da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Esta iniciativa contou, ao longo de três dias, com várias atividades, tais como: fóruns, oficinas, workshops e saídas de campo.

Foi proferida naquele dia, uma comunicação alusiva ao projeto Life Eco compatível que abordou a importância das boas práticas e correta conduta a ter em espaços marinhos ou costeiros, visando a salvaguarda da biodiversidade e das atividades económicas, realçando o usufruto e lazer.

No dia 21, os participantes desfrutaram de uma explicação in loco sobre a Reserva Natural do Garajau.


08032013 08032013b
07 de março de 2013

 

Projeto Eco Compatível esteve presente no seminário “Turismo Sustentável no espaço rural: experiências de sucesso em Portugal e na Europa em Castro Verde

O projeto LIFE “Eco compatível” coordenado pelo Serviço do Parque Natural da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, a convite da Liga para a Proteção da Natureza (LPN) foi apresentado no dia 7 de março no seminário “Turismo Sustentável no Espaço Rural: Experiências de sucesso em Portugal e na Europa”, em Castro Verde.

Este seminário realizou-se no âmbito do Projeto do Programa da Rede Rural Nacional: "Turismo em Áreas Rurais: Identificação, promoção e disseminação de boas práticas" e visa divulgar e sistematizar um conjunto de boas práticas ao nível da atividade do turismo em áreas rurais, de modo a alargar a disseminação de conhecimentos e contribuir para a sustentabilidade da atividade.

É neste enquadramento que o projeto LIFE “Eco compatível” que se carateriza por ser de âmbito Informativo/Comunicativo recebeu este honroso convite de participação e onde divulgou o seu principal objetivo que passa por transmitir as boas práticas para a sustentabilidade socioeconómica, usufruto humano e biodiversidade em Sítios da Rede Natura 2000 no arquipélago da Madeira.

Na Região Autónoma da Madeira a grande atração que as áreas naturais classificadas representam para o turismo de natureza/turismo ativo é uma mais-valia para o desenvolvimento económico da atividade turística e é através da promoção da biodiversidade destas áreas que poderemos manter e aumentar essa oferta. É neste sentido que o projeto LIFE “Eco compatível” aborda as melhores práticas para o desenvolvimento da atividade turística em áreas protegidas, em integração com as melhores práticas aplicadas nas atividades da pesca e da agricultura, para que uma maior e melhor biodiversidade reverta a favor das atividades económicas e bem-estar social na Região.


14022013
11 de fevereiro de 2013

 

Ser Eco Compatível em “Áreas protegidas da Região Autónoma da Madeira”

No dia 11 de fevereiro, na Escola D. Lucinda de Andrade, em São Vicente decorreu ao longo do dia, uma ação de validação para professores sob o tema: “Áreas Protegidas da Região Autónoma da Madeira”.

Esta ação foi dinamizada por técnicos do Serviço do Parque Natural da Madeira que abordaram as áreas Protegidas da Região, os Sítios da Rede Natura e as boas práticas a ter em espaços naturais no âmbito do projeto LIFE Eco Compatível. Foram ainda distribuídos alguns materiais da campanha com angariação de stakeholders.

A ação terminou com a parte prática, com uma saída do grupo e visita a algumas Áreas Protegidas da Madeira.


11022013
11 de fevereiro de 2013

 

Projeto Life Eco Compatível iniciou ações de comunicação junto de Pescadores Profissionais

De acordo com os objetivos do projeto foi importante conseguir um compromisso pessoal de todos os grupos económicos que usufruem e interagem com a biodiversidade das nossas áreas classificadas.

Certos de que uma maior e melhor biodiversidade no nosso arquipélago resultará em benefícios económicos para as atividades da pesca, da agricultura e do turismo de natureza, é importante que essas atividades económicas sejam as primeiras promotoras dessa biodiversidade.

Assim, o projeto LIFE Eco Compatível dirigiu ações de comunicação aos vários grupos alvo referidos, no sentido de reforçar a sua ação de boas práticas a favor da biodiversidade insular e da sua atividade económica.

Em parceria com a Direção Regional de Pescas foi promovido um “Momento ECO” integrado na ação de formação para pescadores profissionais que decorreu no passado dia 7 de fevereiro, no Centro Cívico do Caniçal.


06022013
02 de fevereiro de 2013

 

ECO apoia comemorações do dia do Vigilante da Natureza

No dia 2 de fevereiro, o projeto LIFE Eco compatível apoiou o seu stakeholder institucional "Associação de Vigilantes da Natureza" na celebração do dia nacional do Vigilante da Natureza.

Através de um passeio guiado pela área protegida da Ponta de São Lourenço, um grupo de aproximadamente 50 convidados, pertencentes a empresas de turismo de natureza e associações ou coletividades desportivas, puderam constatar as potencialidades desta área, que integra a rede Natura 2000, para a prática do turismo ativo e das atividades desportivas na natureza.
No final da caminhada, junto à "Casa do Sardinha", os presentes foram convidados a se associarem a este projeto através da assinatura do protocolo de stakeholder institucional ou individual, recebendo em troca um kit de material produzido no âmbito do projeto para fazer ecoar as mensagens das boas práticas em áreas classificadas, junto dos seus clientes ou associados.


31012013
29 de janeiro de 2013

 

Ser Eco Compatível - Campanhas de comunicação nas áreas protegidas

No dia 29 de janeiro de 2013, no âmbito do projeto Life Eco Compatível, iniciou-se as campanhas de comunicação nas áreas protegidas para sensibilizar os visitantes e/ou observadores de espécies sobre os comportamentos mais adequados ao visitar uma zona especial de conservação (sítios Rede Natura 2000).
Simultaneamente, foi feito um inquérito e uma campanha de angariação de Stakeholders Individuais.


02012013
29 de dezembro de 2012

 

O ECO Compatível apoiou stakeholders na corrida de São Silvestre

Foi com todo o prazer que o projeto ECO Compatível apoiou um grupo de stakeholders individuais que se inscreveu na corrida de São Silvestre de 2012.

Foi com este espírito que se desenvolveu este projeto, a assunção de um compromisso pessoal que se reflitiu em pequenas ações do nosso dia à dia, e que terá efeitos coletivos a longo prazo, muito favoráveis ao desenvolvimento da biodiversidade que nos rodeia e, consequentemente na nossa economia e qualidade de vida.

Através da T-shirt “EU VISTO ESTA CAUSA”, os nossos stakeholders percorreram as ruas da cidade do Funchal tentando dar o seu melhor.

Em que lugar ficaram?

Não interessa o que importa é que concretizaram o objetivo com sucesso.

Um bem haja a todos e continuem a fazer passar esta mensagem, SEJA ECO COMPATÌVEL.


01102012
01 de outubro de 2012

 

O ECO esteve presente no 2.º Festival da Natureza (Madeira Nature Festival) na avenida Arriaga (centro do Funchal) onde proporcionou uma experiencia de escalada na parede ECO e visitas guiadas às áreas protegidas da Ponta de S. Lourenço, Areeiro ou Garajau. 


04062012
04 de junho de 2012

 

“VIVER O MAR…UMA ECO-AVENTURA"

OPEN DAY – REDE NATURA 2000 – PONTA DE SÃO LOURENÇO.

O Serviço do Parque Natural da Madeira, em parceria com várias instituições promoveu, no dia 2 de junho, um "dia aberto" no sítio rede Natura 2000 - Ponta de São Lourenço.

Pretendendo assinalar os 20 anos do programa LIFE, este evento, no âmbito do projeto Eco compatível, objetivou demonstrar e divulgar a diversidade de atividades turísticas, desportivas e recreativas, junto do público em geral e das empresas de promoção turística. Atividades que podem ser desenvolvidas em harmonia com o meio natural e biodiversidade da Ponta de São Lourenço, em especial associado ao litoral e ao mar.

Modalidades disponíveis: Natação em mar aberto; Snorkeling; Canoagem; Paddleboard; Windsruf; Vela; Escalada e Rappel; Orientação e BTT.

Como surpresa ainda foi possível experimentar um sliding de 400 m; andar de segway e fazer batismo de mergulho.

Parceiros: Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira; Associação Regional da Canoagem da Madeira; Associação Regional de Triatlo da Madeira; Anthia Diving Center; Clube Naval do Funchal; Associação de Ciclismo da Madeira; Associação Naútica da Madeira; Associação dos Vigilantes da Natureza; Clube Aventura da Madeira; Centro treino Mar; Ludens Clube de Machico; Iate Clube Quinta do Lorde; Bombeiros Municipais de Machico.

Patrocinadores: ZON; Empresa de Cervejas da Madeira; Grupo SÁ; J. Nelson Abreu; Lactogal; Freshbio.


30032012
30 de maio de 2012

 

O programa LIFE celebrou o seu 20 º aniversário durante todo mês de maio de 2012


03 de fevereiro de 2012

Ação “SER ECO COMPATÍVEL em áreas protegidas” nas comemorações do Dia do Vigilante da Natureza

No âmbito das comemorações do Dia do Vigilante da Natureza foi realizada uma ação “SER ECO COMPATÍVEL em áreas protegidas” promovida pelo projeto Life Eco-compatível.

Esta iniciativa decorreu no dia 3 de Fevereiro, iniciando-se com uma ação de limpeza da área da Ponta de São Lourenço, objetivando-se sensibilizar e promover as boas práticas em espaços naturais incluídos na Rede Natura 2000 no usufruto da natureza.

Devido ao mau tempo que se fez sentir, apenas foi possível realizar uma hora de limpeza, mas que se traduziu na recolha de mais de 200 kg de lixo, com especial enfase para grande quantidade de garrafas de vidro vazias.

Após a recolha promoveu-se uma sessão de comunicação, que incluiu a distribuição de cinzeiros de bolso, chamando a atenção para que mesmo os desperdícios de menor dimensão têm impacto na qualidade ambiental das áreas protegidas e sua biodiversidade.


01 de fevereiro de 2012

 

"O nosso seguro de vida, o nosso capital natural: Estratégia de Biodiversidade da UE para 2020"

No dia 28 de Janeiro de 2012 foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia o parecer do Comité Económico e Social Europeu sobre a «Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões — O nosso seguro de vida, o nosso capital natural: Estratégia de Biodiversidade da UE para 2020».

Deste documento podemos destacar:

“É muito importante que, nos processos iminentes de reforma política (por exemplo, da política das pescas, agrícola, dos transportes, da energia e de coesão), seja estabelecida uma relação estreita com a estratégia de biodiversidade.”

“Existe claramente uma necessidade de informação e conhecimento sobre a biodiversidade, as suas interações complexas com o desenvolvimento e o emprego,…”

Na terceira parte da comunicação é descrito um quadro de ação para a próxima década, composto por seis metas:

 1: Aplicação plena das Diretivas Aves e Habitats;
 2: Manutenção e recuperação dos ecossistemas e seus serviços;
 3: Reforçar o contributo da agricultura e silvicultura para a manutenção e melhoria da biodiversidade;
 4: Garantir a utilização sustentável dos recursos de pesca;
 5: Controlo de espécies exóticas invasoras e
 6: Contribuição no sentido de evitar a perda de biodiversidade global.

 

INÍCIO

 

POSTERS E PUBLICAÇÕES

posterECO2
Poster de divulgação do projeto

 

 

postermonstrodomar1   postermonstrodomar2   postermonstrodomar3
Posters "Monstro do Mar"

 

cartazcetaceos 1   ecoturism   painelagricultura   Postlobomarinho
Poster Observação cetaceos   Poster Eco-turismo   Poster Agricultura   Poster Lobo-marinho

 

 

bi9   bi1101   bi13   bi15
Boletim Informativo nº 9
do SPNM
  Boletim Informativo nº 11
do SPNM
  Boletim Informativo nº 13
do SPNM
  Boletim Informativo nº 15
do SPNM

 

 

CartazSeminario   rollupECO
Poster do seminário   Rollup de divulgação
do projeto/Rede Natura 2000
na RAM e mensagens

 

 

EBP3SPNM
Poster do Campeonato Eco Cartas

 

 

 

INÍCIO

 

 


PARCEIROS

SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves 

INÍCIO

 

CONTACTOS

INÍCIO