1 17 18

Centro Florestal da Macaronésia foi criado no âmbito do projeto “Valorização e Conservação dos Recursos Florestais na Macaronésia - VALCONMAC”, e pretende informar e divulgar o trabalho desenvolvido em prol da floresta do arquipélago da Madeira, desde a descoberta da ilha até à atualidade, numa perspetiva de valorização e conservação dos recursos florestais existentes. É também um pólo informativo e educativo para os madeirenses, com destaque para a comunidade educativa escolar, e para os seus visitantes. 

 

HISTORIAL

O Centro Florestal da Macaronésia conta com um espaço onde está exposta informação que relata as principais medidas implementadas em prol da preservação florestal, numa disposição cronológica, desde a descoberta da ilha até aos dias de hoje e onde se destaca o notável trabalho realizado ao longo de 23 anos pelo Engº Eduardo de Campos Andrada; homenageia a Laurissilva da Madeira Património Mundial da UNESCO; realça o trabalho realizado pelo Corpo de Polícia Florestal e pelo Corpo de Vigilantes da Natureza em prol da floresta; salienta os trabalhos desenvolvidos em prol da conservação do património florestal, com a recuperação e proteção de espécies e habitats prioritários através do controlo de espécies invasoras; e enfatiza a relação eterna entre o madeirense e o espaço florestal.

Este espaço de visitação integra uma rede de centros florestais implementada pelos parceiros do projeto nas suas áreas de intervenção, nomeadamente em Canárias, Açores e Cabo Verde, que irão funcionar como nichos de atração de visitantes.

2 3 4 5

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Centro Florestal da Macaronésia está aberto a todos os visitantes, todos os dias das 11:00 às 18:00h.

  

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Visitando o centro

O Centro Florestal da Macaronésia dispõe de uma exposição permanente, que relata as principais medidas implementadas em prol da preservação florestal, numa disposição cronológica. Conta também com uma sala preparada para receber pequenos grupos educativos no âmbito das ações de educação e sensibilização ambiental.

 

19 20 21
22 23  

 

 

Atividades de Educação Ambiental

As atividades de Educação Ambiental realizadas no Centro Florestal da Macaronésia fazem-se a partir do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, como é o caso das visitas pedagógicas que têm a duração de aproximadamente 1h.

Para proceder à sua marcação ou para obter mais informação, contate o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves!

9 11 16

 

CONTACTOS

Telefone: (351) 291 795155

E-mail:

Queimadas4  DSC05871 DSC05873 Queimadas5

O Centro de receção abriu em 2018, no andar inferior da casa, onde poderá contemplar e obter informações sobre a floresta nativa, Laurissilva da Madeira, e outras áreas protegidas da RAM, e caso pretenda, adquirir algum material de merchandising do IFCN, IP-RAM.

 

Queimadas03 Queimadas05 Queimadas06 Queimadas07

HISTORIAL

“A Casa das Queimadas encontra-se ligada à construção da levada do Caldeirão Verde, cujo início se situa entre 1877 e a sua conclusão por volta de 1904. Relaciona-se assim com a ciclópica tarefa que atravessou os séculos insulares, desde cerca de 1425, de domar a natureza e aproveitar as suas riquezas, como a abundante água que deveria água que deveria ser canalizada e aproveitada na agricultura. Para além do extenso, e quantas vezes perigoso, trabalho de canalização das águas e da construção das levadas, sobretudo desde o século XIX, muitos forasteiros excursionistas extasiaram-se com a beleza abrupta das ravinas e montanhas da costa norte, fazendo sobretudo dos hotéis Quinta Acciaolly e Figueira, primeiros da costa norte e pontos nevrálgicos, sede do ataque às vistas difíceis e assombrosas do norte brumoso. Essas paisagens foram depois muitas vezes desenhadas e passadas a gravura por todo o século XIX, sobretudo por ingleses, criando álbuns de viagens.” - parágrafo retirado do folheto “A Casa das Queimadas” elaborado em 2018.
Saiba mais sobre a historia aqui:

logopdf logopdf
PT ING

 

 

Queimadas01 Queimadas02 Queimadas08 Queimadas09

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Centro de Receção das Queimadas está aberto todos os dias do anos exceto no dia de Natal e a 1 de janeiro.

Durante a semana funciona das 9:00h às 18:00h e ao fim de semana das 11:00h às 19:00h

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

O Centro de Receção das Queimadas contempla um espaço onde poderá adquirir material de merchandising das diferentes áreas protegidas.

CasaQueimadasMat CasaQueimadasMat1

 

Contacto

Centro de Receção das Queimadas
Parque Florestal das Queimadas
Sítio das Queimadas
9230 – Santana

Telefone: (351) 291 145590

Telemóvel: 924441543

 

Queimadas04 Queimadas10 Queimadas11

 

  1 centro informao 02   

O IFCN, IP-RAM informa que no âmbito das medidas de contingência relativas ao COVID-19, este Centro encontra-se encerrado, por tempo indeterminado.

Alerta igualmente para o cumprimento escrupuloso das orientações das Autoridades de Saúde e Proteção Civil.

O Centro de Receção Casa do Sardinha está localizado junto ao Cais do Sardinha, na Ponta de São Lourenço, Caniçal, no final do percurso da vereda da Ponta de São Lourenço.

  vista exterior do centro   

O Centro freira-da-madeira – Dr. Rui Silva, é um polo de informação, interpretação e de receção de visitantes e localiza-se no Pico do Areeiro, na ilha da Madeira.

O Pico do Areeiro pertence ao concelho do Funchal, sendo um dos locais mais visitados da ilha graças ao seu fácil acesso, ou seja, podendo ser feito através de automóvel. Com 1818 m de altitude é o terceiro pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo (1861m) e do Pico das Torres (1851 m).