Nesta secção pode consultar o Programa de atividades de Educação Ambiental do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.
Para mais informações, ou para marcação de atividades, contacte o Núcleo dos Dragoeiros das Neves (291 795155).

 

Campanha de prevenção dos incêndios florestais 
Solicite uma ação de sensibilização sobre este tema!

Temos disponível o caderno de atividades para os mais novos! Descarregue aqui 

 

 

Atelieroficinasinfantis2019 Palestras2019 Exposicoesitinerantes2019 Visitasdeestudo2019
AccaoPlantacaoRHab2019 PassatempodeNatal2019 CampanhadeNatal2019  

 

 

 

Divulgação dos trabalhos realizados pelos pequenos artistas no âmbito das nossas atividades pedagógicas!

EB1ºC com PE do Ribeiro de Alforra – Pré-escolar

desenho 1 desenho 2 desenho 3
desenho 4 desenho 5 desenho 6
desenho 7    

 


EB1/PE da Ribeira da Alforra - 3º Ano

 

Camila Inês Andrade José Eduardo
Luna Susana Vitória
Francisco    

EB1/PE da Ribeira da Alforra

RibAlforra1 RibAlforra3 RibAlforra4
RibAlforra2

EB1/PE e Creche da Quinta Grande

EB1/PE e Creche da Quinta Grande1 EB1/PE e Creche da Quinta Grande2 EB1/PE e Creche da Quinta Grande4
EB1/PE e Creche da Quinta Grande5 EB1/PE e Creche da Quinta Grande6 EB1/PE e Creche da Quinta Grande7
EB1/PE e Creche da Quinta Grande8 EB1/PE e Creche da Quinta Grande9 EB1/PE e Creche da Quinta Grande10

EB1/PE da Calheta

EB1/PE Lombo do Atouguia 1 EB1/PE Lombo do Atouguia 2

 

PLANTAR O FUTURO, AGORA

1

31 ações de plantação | 13 escolas | 1600 alunos |100 professores

O projeto ‘Plantar o Futuro’ é um programa de recuperação da natureza e de educação ambiental na Região Autónoma da Madeira, que, no ano letivo 2018/2019, envolveu mais de um milhar e meio de alunos e uma centena de professores em ações de plantação nas serras.


PLANTAR O FUTURO

imgPlantarFuturo

“Plantar o Futuro” um projeto que vai para as ações de campo já em novembro findando em março.
É uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação em parceria com o IFCN, IP-RAM (SRA) e que conta com o apoio do Centro Comercial “La Vie” que envolverá 1 900 alunos do 11º ano, de 15 escolas da RAM.
Com este programa de recuperação de natureza, mais concretamente com ações de plantação e recuperação do habitat, pretende-se sensibilizar para a importância da floresta, com especial destaque para a Laurissilva da Madeira.
Veja o vídeo!

iconvideoAção de Plantação do dia 27 de novembro 2018

 


PASSATEMPO DE NATAL 2018

PassatempoNatal2018

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM em parceria com o Caniço Shopping lança um Passatempo de Natal dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) da Região, no âmbito das comemorações do Natal 2018: a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Realizamos este evento pelo 10º ano consecutivo lançando este desafio que pretende sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente, diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Numa altura em que se alerta e sensibiliza para uma das maiores ameaças à preservação do nosso planeta que é o lixo marinho, e se sabe que 70% deste lixo tem origem em terra, importa cada vez mais informar e educar para a reutilização dos materiais.

Nesse domínio, cremos que esta iniciativa constitui um exemplo, pois ao longo destes anos foi demonstrado que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial, a “custo zero”. As críticas obtidas permitem revelar que o passatempo é uma mais-valia para as entidades parceiras, para as instituições participantes, para os lojistas, para o público em geral e para a natureza! Nunca é demais relembrar que crianças educadas e sensibilizadas irão constituir no futuro uma sociedade mais responsável e pro ativa.

Dado o interesse crescente manifestado ao longo destes 10 anos, o Caniço Shopping abre a possibilidade de se inscreverem 45 instituições para o passatempo deste ano!
O período de inscrição de participação no passatempo decorre entre 21 de setembro até 26 de outubro de 2018. As Instituições interessadas deverão fazê-lo no Núcleo dos Dragoeiros das Neves através dos seguintes contactos: 291 795155 ou .
De modo a serem estabelecidas as áreas de intervenção e a decoração que ficará à responsabilidade de cada Instituição inscrita, assim como, a partilha de ideias haverá uma reunião/encontro com os responsáveis da iniciativa e de cada instituição no dia 29 de outubro às 10h, na sala de Administração do Centro Comercial, no piso -1.
Esta reunião é fundamental e de extrema importância, pois será transmitida toda a informação inerente à iniciativa, mais especificamente sobre os locais disponíveis para colocação dos trabalhos, assim como, apresentação de algumas sugestões e troca de ideias dos trabalhos a realizar.
Refira-se que este ano, à semelhança de 2017, não há possibilidade de colocar estruturas nos tetos devido a algumas obras de manutenção que ocorreram no Centro Comercial, pedindo que optem por estruturas autossustentadas e leves.

O tema é o natal, tendo as instituições total liberdade para a escolha dos materiais e elementos decorativos.
Os trabalhos serão montados no local nos dias 22 e 23 de novembro, a partir das 10h, pelos responsáveis de cada Instituição contando com o apoio de elementos do IFCN e do Caniço Shopping. Todos os trabalhos finais deverão estar preparados para ficarem expostos (exemplo: com fio de nylon se for para pendurar; autossustentado se for para ficar na vertical; ultraleve se for para ficar suspenso etc…), assim como, devidamente identificados.

Todos os trabalhos irão constituir uma decoração/exposição coletiva aberta ao público, de 24 de Novembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019.
No dia 28 de novembro, às 14:30h no Piso 1 do referido Centro Comercial será realizada a Cerimónia de entrega de um Voucher Prenda a todas as Instituições participantes (professores e alunos), por parte do Caniço Shopping, seguido de um pequeno lanche convívio para as crianças e um Madeira de Honra.
A desmontagem e recolha dos trabalhos será nos dias 14 e 15 de janeiro de 2019, sendo da responsabilidade de cada Instituição participante.

iconlink25 Consulte o regulamento


PROJETO 2GETHER

IMG5241

logo2gether
Desde finais de março que têm estado a decorrer no arquipélago da Madeira os trabalhos de campo do projeto 2gether. Este projeto pretende estudar as associações entre as plantas e os insetos que as visitam (polinizadores e herbívoros), visando a recolha de informação biológica relevante para a conservação da biodiversidade da Madeira.

O projeto 2gether é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e envolve como entidades parceiras, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), a Universidade dos Açores (GBA/UAc), o Museu de História Natural da Finlândia e o Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza (IFCN).

O IFCN desempenha um papel crucial neste projeto ao proporcionar apoio técnico e logístico, pretendendo-se que a informação científica recolhida venha a ser utilizada para uma melhor gestão do nosso Património Natural.