PLANTAR O FUTURO

ImgVideoplantar
Em 2019/2020 dá-se continuidade ao programa de Recuperação da Natureza e de Educação Ambiental, designado “Plantar o Futuro” criado no ano transato e que este ano envolve todos os alunos do 10º ano da RAM.

Este ano pretende-se que a 2.ª edição do ‘Plantar o Futuro” se realize numa versão ainda mais abrangente.
No ano passado, o projeto baseou-se em ações de plantação que se desenvolviam duas vezes por semana, de novembro a abril, sendo que este ano as ações têm início em janeiro de 2020 prolongando-se até maio. Assim, de janeiro a março, serão realizadas ações de plantação e de retancha, sendo os meses de abril e maio dedicados a ações de manutenção como a rega e a monda, à repicagem e atividades complementares nos viveiros florestais do IFCN, IP-RAM.

Deste modo pretende-se sensibilizar, educar e responsabilizar para todas as etapas fundamentais e complementares que estão inerentes ao processo de plantação, incutindo o espírito do “cuidar” indo muito mais além da ação de “plantar”.

O projeto envolve cerca de 2020 alunos do 10º ano de escolaridade e 39 dias de plantação/retancha distribuídos pelo Paul da Serra, Serras de Santo António, Carreiras de Baixo, Achada do Teixeira, Porto Santo e ainda outras ações no Viveiro Florestal da Casa Velha.

O programa ‘Plantar o Futuro’ é fruto de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC) através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM) e dos apoiantes e patrocinadores: Centro Comercial La Vie (Centro Novo Funchal SA) e a empresa Jornal da Madeira.

O referido projeto visa:

  • a recuperação da natureza, assim como, a recuperação florestal e respetiva biodiversidade de áreas degradadas (nomeadamente as áreas afetadas pelos incêndios), e ainda a ampliação da área de floresta nativa;
  • um incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível da salvaguarda do Património Natural da RAM;
  • e um fortalecimento do movimento de cidadania ativa.

Ressalve-se o facto de que estas ações contribuem para a gestão da floresta, potenciando a capacidade de fixação de carbono por estes ecossistemas e atuando na prevenção dos incêndios florestais, sendo uma das principais medidas de adaptação e de mitigação num contexto de alterações climáticas.


ASSINATURA DE PROTOCOLO – PLANTAR O FUTURO

30jan20Assinaturadoprot2 30jan20Assinaturadoprot4

Pelo 2º ano consecutivo reafirmou-se o compromisso assumido em 2018, e estivemos no Centro Comercial La Vie Funchal, no âmbito do projeto “Plantar o Futuro” para assinatura do protocolo de colaboração entre o Grupo Wider Property e o Jornal da Madeira, com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

Relembramos que este projeto se reveste de enorme importância, quer a nível ambiental quer ao nível social, com um carácter transversal, sendo fulcral sensibilizar e educar as populações com destaque para os jovens, para que hoje tomem consciência do problema e no futuro assumam responsabilidades ambientais acrescidas. No ano transato, todos os alunos do 11º ano das escolas da RAM foram à serra plantar e este ano, cabe aos alunos do 10º ano cuidarem dos exemplares que foram plantados no ano passado com ações de retancha, de rega e de limpeza em algumas áreas, colaborarem em ações desenvolvidas nos viveiros florestais e participarem também em ações de plantação e de recuperação do habitat.

Para assinalar esta data, esteve presente um grupo de 14 alunos do Externato do Bom Jesus que ouviram uma história sobre a floresta, transmitida pela contadora de histórias Leda Pestana que encantou pequenos e graúdos com o seu conto!

30jan20Assinaturadoprot3 30jan20Assinaturadoprot5 30jan20Assinaturadoprot6


CONCURSO DE FOTOGRAFIA - #fotografaoplantarofuturo

Plantar o Futuro concurso f

Nesta 2ª edição, de modo a promover as ações desenvolvidas, está a ser promovido um concurso de fotografia destinado aos mais de dois mil alunos que irão às serras madeirenses para as referidas ações.
O concurso decorre na página de Instagram plantarofuturo criada para este projeto até ao dia 31 de maio.
Para participar, os participantes têm de fotografar imagens da natureza, de caráter original, durante a atividade do projeto ‘Plantar o Futuro’.
No Instagram, os participantes terão de seguir a página do ‘Plantar o Futuro’, partilhar até três fotografias (uma por ‘post’), colocar, na descrição, a ‘hashtag’ #fotografaoplantarofuturo e identificar o @plantarofuturo na publicação.

As fotografias devem também ser enviadas para o email , em que o vencedor ganha uma fotográfica instantânea.

PlantarFutconcursofotoRegul
Regulamento

INSTAGRAM

IMGPlantarOfuturo 2020

Acompanhe este projeto no instagram em: plantarofuturo

E-MAIL
Existe um e-mail do projeto:


No âmbito desta iniciativa, foram publicados alguns artigos:

Plantar o Futuro 2020jan JM 20200116 plantar o futur
09 janeiro 2020 16 janeiro 2020