IFCNcampanhaFogos

Dado a frequência da ocorrência de incêndios na ilha da Madeira durante os últimos anos, que causaram um grande impacto, quer humano quer material, na vida dos madeirenses, e alterado as áreas florestais, a biodiversidade e a paisagem, torna-se necessário realizar uma campanha de comunicação dirigida à população relativa à prevenção de incêndios florestais na Região Autónoma da Madeira (RAM).

Tendo em conta que muitas das vezes a negligência humana é a principal causa de incêndio florestal, urge que todos os cidadãos e visitantes da Madeira assumam e pratiquem comportamentos que contribuam para a diminuição do risco de ignição, uma vez que a esmagadora maioria das ignições, direta ou indiretamente, têm origem em comportamentos humanos.
Assim sendo, foi delineada uma campanha comunicacional dirigida a toda a população que objetiva sensibilizar, informar, divulgar e educar para a prevenção dos incêndios florestais, uma problemática real e atual.

Esta campanha baseia numa premissa de envolvimento social e autorresponsabilização individual, de modo a que que cada cidadão assuma que cada um de nós tem um papel fundamental, podendo fazer a diferença no âmbito da prevenção dos incêndios florestais.

Campanha de Prevenção dos Incêndios Florestais

 

VIDEO DA APRESENTAÇÃO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS


CAMPANHA DE PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - SPOT1


CAMPANHA DE PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - SPOT2


CAMPANHA DE PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - SPOT3


CAMPANHA DE PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - SPOT4


CAMPANHA DE PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS - SPOT5


MENSAGEM
Mensagem
Mensagem
Mensagem
Mensagem
Mensagem
Mensagem
Mensagem
Mensagem

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

No âmbito da prevenção de incêndios florestais o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM possui uma atuação ao longo de todo o ano - não apenas nas épocas mais críticas em que se registam temperaturas mais elevadas e humidade do ar mais baixas - realizando diversas ações, numa atuação claramente preventiva.

3BFogocontrolado 3B1 3B2

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Muitas das vezes a negligência humana é uma das principais causas de incêndio florestal, sendo que nos dias de mais calor, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é bastante maior.
Assim, todos os cidadãos e visitantes da Madeira deverão assumir e praticar comportamentos que contribuam para a diminuição do risco de incêndio, uma vez que a esmagadora maioria das ignições, direta ou indiretamente, têm origem em comportamentos humanos.