PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

No âmbito da prevenção de incêndios florestais o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM possui uma atuação ao longo de todo o ano - não apenas nas épocas mais críticas em que se registam temperaturas mais elevadas e humidade do ar mais baixas - realizando diversas ações, numa atuação claramente preventiva.

MELHORIA E ADEQUAÇÃO DOS CAMINHOS FLORESTAIS NECESSÁRIOS À PROTECÇÃO DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS

1Red
A rede rodoviária, constituída por caminhos florestais é uma infraestrutura relevante na prevenção e combate a incêndios florestais, pois permite a circulação das equipas de vigilância e de primeira intervenção dentro dos espaços florestais e possibilita o rápido acesso dos meios de combate aos locais de incêndio. A manutenção dos acessos que permitem o trânsito em nos espaços florestais, é fundamental para esse desiderato.

O IFCN, IP-RAM efetua por administração direta a limpeza e beneficiação da extensa rede de caminhos florestais da RAM.

 

MANUTENÇÃO DOS RESERVATÓRIOS – PONTOS DE ÁGUA – EM LOCAIS COM ELEVADO RISCO DE DEFLAGRAÇÃO DE INCÊNDIOS EM ZONAS SOB GESTÃO PÚBLICA

Manutenção, limpeza e operacionalidade dos reservatórios de água existentes nos Perímetros Florestais sob gestão do IFCN, IP-RAM, fundamentais na cedência de água para combate a incêndios nos locais.

 

REDUÇÃO DA CARGA DE COMBUSTÍVEL EM ÁREAS FLORESTAIS E MECANICAMENTE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE FOGO CONTROLADO

2Red
Aplicação da técnica do Fogo Controlado, eliminando através do fogo de forma controlada a vegetação sem interesse e que em épocas de elevado risco de incêndio poderiam proporcionar situações de risco para zonas de floresta em áreas limítrofes.

Utilização de equipamentos mecânicos para, em zonas específicas, reduzir a carga de combustível que facilita a propagação dos incêndios florestais.

 

CONTROLO DA VEGETAÇÃO AO NÍVEL DA ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO DAS SUPERFÍCIES FLORESTAIS EM ÁREAS SOB GESTÃO PÚBLICA 

3Red
O IFCN, IP-RAM efetua trabalhos que se desenvolvem anual e continuadamente, como a limpeza de áreas arborizadas, quer ao nível dos matos de sub coberto, quer ao nível das desramações e desbaste de árvores.

 

VIGILÂNCIA

4Red
O IFCN, IP-RAM, através do Corpo de Policia Florestal realiza ações de vigilância fixa e móvel durante os períodos em que se verifica risco meteorológico de incêndio muito elevado.

Estas ações de vigilância são muito importantes, uma vez que os incêndios florestais tornam-se difíceis de controlo quando a frente de chamas atinge uma grande intensidade.

 

INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

5Red
Uma das áreas de atuação no que respeita à prevenção dos incêndios florestais em que é necessário manter uma atuação contínua e permanente é a da sensibilização e da informação pública. Os resultados destas ações efetuadas pelo IFCN, IP-RAM não se concretizam geralmente num curto prazo, pelo que o trabalho a desenvolver nesta área deve revestir um carácter permanente e tender a fomentar o interesse e a participação de cada cidadão.

As campanhas de prevenção têm como objetivo primordial criar uma atitude positiva de defesa das florestas e evitar comportamentos de risco, de modo a proteger um património que presta serviços inestimáveis à população.

 

Para mais informação consulte: https://www.procivmadeira.pt/pt/sensibilizacao-e-prevencao.html