1 2 3
4 5 6
7 8 9

estadopercursos1

Informamos que o percurso pedestre recomendado - PR19 - Caminho real do paul do mar se encontra encerrado devido a uma derrocada.

Esteja sempre informado e em segurança consultando a nossa informação

natura2000

No âmbito do processo de elaboração do Quadro de Ação Prioritária para a Rede Natura 2000 na Região Autónoma da Madeira no período 2021-2027, o IFCN, IP-RAM submete a versão preliminar do documento em preparação para recolha de contributos.
O Quadro de Ação Prioritária, designado em inglês por “Prioritised Action Framework - PAF”, é um instrumento de planeamento que identifica as prioridades de financiamento da Rede Natura 2000, fornecendo uma visão integrada de como atingir essas prioridades, tendo em conta os instrumentos financeiros disponíveis.
Os interessados poderão apresentar as suas sugestões até ao próximo dia 14 de junho, através do endereço de correio eletrónico deste Instituto ().

ImagPrevIncend 

Decorreu no espaço INFOART | galeria da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, a apresentação oficial da campanha de Prevenção dos Incêndios Florestais que irá ocorrer entre 1 de junho a 31 de outubro de 2019.

Veja o vídeo de apresentação fotovideoPrevIncend


Fotos da apresentação da Campanha de Prevenção dos Incêndios Florestais

 

IMG 0765 IMG 0766 IMG 0774
IMG 0775 IMG 0788 IMG 0779
IMG 0795 IMG 0797  

 



ImagDestsos

Lobodormir

Nesta altura do ano, é muito frequente sermos contactados devido à observação de lobos-marinhos na praia ou no mar.
Muitas das vezes, o lobo-marinho procura um local com mar calmo para repousar durante algumas horas e deixar-se ficar, simplesmente, a dormir!
Nesta situação, o melhor a fazer é dar espaço para que o lobo-marinho não se sinta perturbado e desfrutar desta observação à distância.

Apoie o trabalho de conservação do lobo-marinho e registe a data, hora, local, características e comportamento do lobo-marinho e procure recolher imagens para depois encaminhar para ou contate diretamente para a rede SOS Vida Selvagem do IFCN (961 957 545).

Relembramos aqui o procedimento a adotar, caso observe algum lobo-marinho:

  • Se vir um lobo-marinho, não se esqueça de que é um animal selvagem. Não é um animal agressivo por natureza mas poderá sê-lo ao sentir-se ameaçado. É curioso e poderá procurar interagir com o que o rodeia.
  • No caso de se estar no mar, deve-se manter a distância e evitar perturbar os animais, ou se possível sair calmamente para terra.
  • Deve-se evitar entrar em grutas que se sabe serem utilizadas por lobos-marinhos.
  • Procurar alimentar os lobos-marinhos não é aconselhado.
  • No caso de se estar a fazer caça submarina, deve-se libertar do peixe e procurar outro local para a caça.
  • O contato com cães, potenciais transmissores de doenças, deverá ser evitado ao máximo.

Prociv

Antes de iniciar uma atividade na natureza, informe-se sobre as condições metereológicas consultando o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM.

 

Consulte a tabela referente aos Percursos Recomendados na RAM, onde poderá obter informação sobre a sua designação, distância, locais de passagem e o seu estado: