IFCN

O Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, IP-RAM, na qualidade de entidade responsável pela elaboração do Programa Especial do Cabo Girão procedeu à sua apresentação pública a 17 de Junho de 2020, seguido de um período de discussão, pública que teve lugar entre o dia 19 junho e dia 17 julho 2020.

IFCN

Informamos que o troço compreendido entre o túnel da Levada das 25 Fontes e o Caminho do Salão, zona conhecida por “Garagem, estará temporariamente encerrado à circulação de pessoas, a partir do dia 06 de outubro de 2020 e por tempo indeterminado, devido à realização da obra “Infraestruturas de proteção e prevenção da Floresta- Rede Natura” e consequentemente por questões de segurança.

estadopercursos1

Devido ao estado em que se encontra o percurso pedestre PR 20 Vereda do Jardim do Mar (Prazeres – Jardim do Mar), o mesmo será encerrado temporariamente para manutenção.

imagDestConcLogoLev

Desde 2017, as “Levadas da Madeira” integram a Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial, preenchendo assim um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património da Humanidade, ou seja, a Património Mundial sob a égide da UNESCO.

A candidatura “Levadas da Madeira” a Património da Humanidade está a ser preparada pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, tendo por base as regras estabelecidas pela UNESCO e seguindo o formulário de candidatura dos Bens a Património da Humanidade.

Neste contexto, a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas promoveu um concurso para apresentação de propostas de criação de logótipo alusivo à candidatura das “Levadas da Madeira” a Património da Humanidade.
As propostas foram entregues até ao dia 30 de setembro de 2020 e o resultado do concurso será divulgado no dia 2 de novembro de 2020.

Regulamento

estadopercursos1

Informamos que o percurso pedestre PR 6 Levada das 25 Fontes (Casa do Rabaçal - 25 Fontes) já se encontra transitável. Contudo, pelo facto dos trabalhos de recuperação não estarem integralmente concluídos, o acesso às 25 Fontes far-se-á unicamente pelo bypass,

 

candidatura

A Ilha do Porto Santo é uma Reserva da Biosfera!

O resultado foi anunciado no dia 28 de outubro de 2020.

No âmbito da sua candidatura foi criado um site de forma a se proceder à difusão de aspetos identitários relevantes, relativos à  Ilha do Porto Santo – Região candidata a Reserva da Biosfera da UNESCO, promovendo a divulgação das iniciativas inerentes a esta candidatura.

Poderá consultar toda a informação em:

https://portosantobiosfera.madeira.gov.pt

Plano de ação

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP5)

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP4)

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP3)

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP2)

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP1)