IMGDest Info

Informamos que, a partir das 09h00 do dia 27 de abril de 2024 (sábado), a circulação no percurso pedestre entre o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro estará fortemente condicionada devido à realização do MIUT, estimando-se a passagem de mais de 1500 atletas ao longo de todo o dia. Nesse sentido, alertamos os potenciais utilizadores daquele trilho para que, no âmbito das vossas atividades programadas, possam eventualmente planear percursos alternativos para a referida data.

We hereby inform you that from 9 a.m. on Saturday, April 27, 2024, traffic on the footpath between Pico Ruivo and Pico do Areeiro will be severely restricted due to the MIUT. It is estimated that more than 1500 athletes will pass throughout the day. In this regard, we would like to alert potential users of that trail so that, as part of your planned activities, you can consider planning alternative routes for that date.

placanaoalimenteanimais Net

Os animais selvagens não precisam que os alimentem!   

Sabia que ao alimentar os animais selvagens pode alterar significativamente a vida de uma espécie?

A prática de dar alimento aos animais está muito generalizada, e muitas vezes desconhece-se que este comportamento humano altera os padrões naturais da vida animal e até pode conduzi-los à morte.

Sabe-se que:

fornecer deliberadamente alimentos aos animais, a longo prazo, altera os seus padrões naturais de comportamento e os níveis populacionais;

cria dependência e habituação ao contacto humano;

alterar a fonte alimentar dos animais selvagens desencadeia implicações na saúde, como lesões e doenças, levando-os por vezes à morte.

Sabe-se ainda que, a agressão intra e interespécies da vida selvagem pode ocorrer nos esforços para obtenção de alimentos.

Por todas estas razões, a colaboração de todos é fundamental para a preservação da vida selvagem!

IFCN

As entradas na Área Protegida da Ponta de São Lourenço  têm um custo de 1€ para todo o visitante com mais de 12 anos (consultar Portaria n.º 60/2023, de 31 de janeiro).

De acordo com a Portaria em vigor, a partir do dia 1 de abril de 2023, a visita é gratuita para residentes da Região Autónoma da Madeira mediante a apresentação de comprovativo de residência ( Simplifica )

Visitante > 12 anos – 1€

Visitante ≤ 12 anos – gratuito

Img Info Camp

Recentemente, têm sido verificadas situações em que os turistas optam por fazer campismo selvagem associado a fogueiras (feitas para aquecimento e para criação de cenário) em espaços naturais. Estas fogueiras poderão facilmente se descontrolar e provocar incêndios de consideráveis dimensões e com consequências que poderão ser nefastas para a floresta, biodiversidade, bens e essencialmente para as pessoas.
Torna-se necessário reforçar as boas práticas em meio ambiental, e por isso relembramos que: Nos espaços naturais é proibido fazer fogueiras e é necessária uma licença para acampar. Esta licença poderá ser obtida através do portal simplifica: simplifica.madeira.gov.pt
Proibicao lume e campismo

Quita Imp Enc Temp

Dado que a empreitada do Museu do Romantismo - Quinta do Monte terá início, por um período não inferior a 18 meses, informamos que a Quinta do Monte (Quinta Jardins do Imperador) encerrou ao público a partir do dia 24 de janeiro de 2022, sendo que, após a conclusão dos trabalhos de construção civil, terão início os trabalhos de musealização e de preparação da abertura do museu ao público, pelo que não conseguimos, indicar a data da reabertura dos jardins ao público.

Agradecemos a compreensão.

ImagDestJoram

Portaria n.º 797/2023, de 26 setembro 2023 - Fixa o calendário, os períodos, os processos e outros condicionamentos para a época venatória 2023-2024, na Região Autónoma da Madeira.

Edital - Epoca venatória 2023/2024 - 27 setembro de 2023

Saiba mais em: https://ifcn.madeira.gov.pt/caca-pesca-e-silvopastoricia/caca.html