Passatempo Levadas pela música

No passado dia 12 de junho, decorreu no anfiteatro do Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira, a apresentação pública dos trabalhos musicais e entrega de prémios às 7 escolas participantes no passatempo “Levadas pela música”.

Este passatempo, dinamizado pelo IFCN, foi destinado aos alunos 1º, 2º e 3º Ciclos da RAM e consistia na criação de uma composição musical, que honorificasse as “Levadas da Madeira”, um património construído que determinou a vida e a história cultural do povo madeirense.

Inscreveram-se no passatempo 7 instituições, nomeadamente a EB1/PE Assomada, EB1/PE de Câmara de Lobos, Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, Externato Princesa Dona Amélia, EB23 Horácio Bento Gouveia, EB1/PE das Figueirinhas e a EBS de Santa Cruz, com um total de 153 crianças e 19 professores. Foram apresentadas e interpretadas sete composições musicais de excelente qualidade, resultado do fantástico trabalho efetuado pelos docentes e seus alunos!

Na iniciativa esteve presente a Secretária Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Rodrigues, o Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, Manuel Filipe, a Comissão Consultiva da Candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial da UNESCO e colaboradores do IFCN.

Este passatempo contou com o apoio das seguintes instituições: a Direção Regional da Cultura, a Águas e Resíduos da Madeira, S.A.; a Escola Agrícola da Madeira; a Direção Regional de Juventude; a equipa multimédia da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Inovação; a Frente MarFunchal – Gestão e Exploração de Espaços Públicos e de Estacionamentos Públicos Urbanos do Funchal E.M.; a Lactogal Produtos Alimentares S.A.; a Insular – Produtos Alimentares, S.A.; a GESBA - Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda.; a Empresa de Cervejas da Madeira, Lda., e ainda ao professor e músico Filipe António.

FOTOS DO EVENTO

       

        

      

      

    

  


TRABALHOS MUSICAIS

EB1/PE da Assomada | Levadas da Madeira

 

EB1/PE de Câmara de Lobos | Levadas – Legado dos nossos avós

 

Externato Princesa Dona Maria Amélia | Risos e Brincadeiras nas Levadas da Madeira

 

EB 2ºe 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia | As nossas Levadas

 

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz | Estradas d’água

 

EB1/PE das Figueirinhas | Vai barquinho

 

Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Escola do Carmo) | Ó Levadas da Madeira

 

IMG CatPlantRegis

Já está disponível o “Catálogo de Plantas Vasculares Nativas da Madeira e Porto Santo”.

Este catálogo foi elaborado no âmbito do projeto REGIS - “Conservação de REcursos GenétIcoS Florestais na Madeira” e é composto por 76 fichas de plantas vasculares nativas das ilhas da Madeira e Porto Santo.

Neste, consta informação obtida entre 2019 e 2023, relativa às plantas que foram alvo dos trabalhos de inventariação e monitorização. São apresentados mapas da distribuição das populações de cada planta e identificadas as principais pressões e ameaças que as afetam, bem como aos seus habitats.

Trata-se de um trabalho que pretende compilar informação relevante sobre uma parte significativa da flora nativa regional, contribuindo não só para o aumento do conhecimento científico sobre estes valores naturais, como também para a sua divulgação e salvaguarda.

Omundodosfungos

“O mundo dos Fungos” é um e-book com informação geral sobre estes seres vivos, que inclui fichas de algumas das espécies mais comuns na Madeira e onde consta uma compilação da diversa informação existente.

CapalevadasCOMalma

“Levadas com Alma” é um registo de memórias/vivências dos madeirenses no que respeita à sua relação com as levadas. Este projeto enquadra-se nas atividades pedagógicas do programa de educação ambiental do IFCN, IP-RAM, sob o tema das Levadas da Madeira, um Bem que é candidato a Património Mundial Cultural da UNESCO.

Trata-se de uma recolha de testemunhos destinada a todos os madeirenses, especialmente àqueles que amavelmente se disponibilizaram para contar as suas vivências sobre as Levadas da Madeira.

É uma iniciativa programada para trazer à luz memórias, vivências e curiosidades relacionadas com as levadas, que as pessoas queiram partilhar, de modo a registar e perpetuar esses testemunhos no tempo.

cartaz conferencia

Apresentação do catálogo digital e vídeo

No passado dia 17 de maio de 2024 decorreu no Centro Cultural da Quinta Magnólia, pelas 9:30h, a apresentação do Catálogo digital de Plantas Vasculares Nativas da Madeira e Porto Santo e de um vídeo divulgativo, que foram elaborados no âmbito do projeto REGIS - “Conservação de REcursos GenétIcoS Florestais na Madeira”.

Esta iniciativa, enquadrada no Dia Internacional do Fascínio das Plantas, pretendeu divulgar a informação técnico-científica sobre um grande número de plantas vasculares nativas das ilhas da Madeira e Porto Santo, que inclui o trabalho de inventariação e monitorização que as espécies foram alvo, os mapas de distribuição, as principais pressões e ameaças que enfrentam, e os seus habitats.

O catálogo digital constitui uma excelente ferramenta informativa e divulgativa sobre o património florístico da RAM.

Parte das espécies descritas no Catálogo ocorrem em Laurissilva, pelo que esta iniciativa também está enquadrada nas comemorações dos 25 anos Laurissilva da Madeira – Património Mundial Natural da UNESCO.

Projeto REGIS Conservação de REcursos Genéticos Florestais na Madeira


 




Passatempo LIFE Freiras

O passatempo LIFE Freiras tem como objetivo sensibilizar para a conservação das freiras do arquipélago da Madeira e seus habitats, bem como, divulgar a página web do projeto!

Este passatempo que se iniciou a 1 de março de 2024 está aberto a toda a população da RAM!

Para tal, basta construir uma frase que inclua obrigatoriamente as cinco palavras-chave publicadas mensalmente em:

https://www.lifepterodromas-ifcn.pt

O vencedor recebe material divulgativo do projeto.

Participe!!!!

Consulte o regulamento aqui: https://www.lifepterodromas-ifcn.pt

Plantar o Futuro 

O programa de recuperação da natureza e educação ambiental ‘Plantar o Futuro’ está de volta e pretende envolver aproximadamente 1000 alunos e cerca de 80 professores de 12 escolas com ensino secundário da Região Autónoma da Madeira.

A primeira das 20 ações programadas irá decorrer nas Serras de Santo António – no dia 15 de fevereiro, com a ES de Francisco Franco, a dar o mote para o início desta nova edição.

Estas ações irão abranger 2 zonas distintas da RAM, Paul da Serra e Serras de Santo António, em áreas de gestão pública.

Os meses de fevereiro e março serão dedicados a ações de plantação e retancha, enquanto os meses de abril e maio serão reservados para a manutenção, incluindo a rega, monda e limpeza das áreas intervencionadas.

As ações referidas, para além do valor pedagógico, contribuem para a gestão da floresta, para a recuperação do coberto vegetal de altitude, potenciando a capacidade de fixação de carbono pelos ecossistemas e atuando na prevenção dos incêndios florestais, sendo uma das principais medidas de adaptação e de mitigação num contexto de alterações climáticas.

A parceria que junta a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e a Secretaria Regional da Agricultura e do Ambiente (SRAA), através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN, IP-RAM), conta ainda com o JM, a Cruz Vermelha Portuguesa e a NOS Madeira.

Nesta 4.ª edição, a NOS Madeira lançou o desafio aos alunos participantes e idealizarem uma frase criativa sobre o AMBIENTE. Em cada ação, a frase mais criativa será premiada com dois bilhetes para o cinema.

Plantar o Futuro – recuperação da natureza e educação ambiental

 

Passatempo Levadas pela Musica 2023/2024

O Passatempo "Levadas pela Música" está dirigido aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos da Região, no âmbito da candidatura das "Levadas da Madeira" por Portugal a Património Mundial Cultural da UNESCO.

Esta iniciativa consiste na criação de uma composição musical, que honorifique as "Levadas da Madeira", um património construído que determinou a vida histórica cultural do povo madeirense.

Pretende informar, sensibilizar e divulgar para a importância da candidatura do Bem, envolvendo a comunidade educativa.

Saiba mais em: https://ifcn.madeira.gov.pt/images/FotosArtigos/Divulgacao/Progeduamb/Prog23_24/Passatempo_Levadas_pela_Musica_2023_2024.pdf