ImgDestJBM2020

Foi em 1960 que abriu ao público o Jardim Botânico da Madeira, pela mão de Rui Manuel da Silva Vieira, engenheiro agrónomo e “figura incontornável na história da Madeira”.

Ao longo das próximas semanas vamos trazer-lhes um pouco da história deste magnífico jardim e um conjunto de imagens que retratam cada um dos seus recantos através do Facebook do IFCN, IP-RAM https://www.facebook.com/IFCNIP/

Porque os arbustos e as árvores continuam a crescer e as flores a desabrochar e nós não queremos que perca essa magia diária.

Contamos consigo

Video - O Jardim Botânico da Madeira - Engenheiro Rui Vieira está a celebrar 60 anos.


 

LogoCabGirDest


“Dar o conhecer o território é a melhor forma de o preservar!

A área marinha, costeira e arribas do Cabo Girão têm um valor natural e cénico extremamente elevado. Num passado recente, estas características únicas despertaram interesse para o desenvolvimento de inúmeras atividades humanas essencialmente ligadas à agricultura, turismo e atividades de lazer na natureza.

Num prisma de harmonização dos interesses ambientais com a ação humana desenvolvida, sustenta-se a pertinência do projeto GIRO – Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, que abrange as classificações de Paisagem Protegida, Monumento Natural e Parque Natural Marinho do Cabo Girão.

A implementação deste projeto, prevê uma componente operacional de monitorização, georreferenciação, caracterização e diagnóstico, que servirá de suporte à concretização dos objetivos de preservação e sustentabilidade. Uma estratégia de capacitação do território, que permitirá contribuir para a definição de normas de gestão sustentáveis com a participação ativa da comunidade local. “

https://www.facebook.com/areaprotegidadocabogirao/

 

 

A Região da Macaronésia constitui, pelas suas condições climáticas e geomorfológicas, um espaço biogeográfico único no nosso planeta.

Os parceiros do projeto VALCONMAC MAC/4.6C/022 elaboraram a Lista das 100 árvores e arvoredos singulares da Macaronésia, que visa ser uma ferramenta fundamental para favorecer políticas ativas orientadas à sua correta conservação e proteção e, também, para satisfazer a nossa curiosidade sobre as particularidades dos exemplares singulares e das caraterísticas dos géneros botânicos aos quais pertencem, bem como contribuir para acrescentar valor aos roteiros turísticos existentes nas suas respetivas localidades.

ÁRVORES SINGULARES DA MACARONÉSIA

ImgPagPrincp

No âmbito do projeto LIFE Madeira Lobo-marinho foi produzido, pelo fotógrafo subaquático Nuno Sá, um pequeno vídeo que tem como objetivo dar a conhecer a importância desta espécie emblemática da Madeira e promover para que todos colaborem na sua conservação. Como finaliza o vídeo: é nossa responsabilidade!


VIDEO LIFE MADEIRA LOBO-MARINHO Pt


VIDEO LIFE MADEIRA LOBO-MARINHO Ing Sub