Passatempo LIFE Freiras

O passatempo LIFE Freiras tem como objetivo sensibilizar para a conservação das freiras do arquipélago da Madeira e seus habitats, bem como, divulgar a página web do projeto!

Este passatempo que se iniciou a 1 de março de 2024 está aberto a toda a população da RAM!

Para tal, basta construir uma frase que inclua obrigatoriamente as cinco palavras-chave publicadas mensalmente em:

https://www.lifepterodromas-ifcn.pt

O vencedor recebe material divulgativo do projeto.

Participe!!!!

Consulte o regulamento aqui: https://www.lifepterodromas-ifcn.pt

Plantar o Futuro 

O programa de recuperação da natureza e educação ambiental ‘Plantar o Futuro’ está de volta e pretende envolver aproximadamente 1000 alunos e cerca de 80 professores de 12 escolas com ensino secundário da Região Autónoma da Madeira.

A primeira das 20 ações programadas irá decorrer nas Serras de Santo António – no dia 15 de fevereiro, com a ES de Francisco Franco, a dar o mote para o início desta nova edição.

Estas ações irão abranger 2 zonas distintas da RAM, Paul da Serra e Serras de Santo António, em áreas de gestão pública.

Os meses de fevereiro e março serão dedicados a ações de plantação e retancha, enquanto os meses de abril e maio serão reservados para a manutenção, incluindo a rega, monda e limpeza das áreas intervencionadas.

As ações referidas, para além do valor pedagógico, contribuem para a gestão da floresta, para a recuperação do coberto vegetal de altitude, potenciando a capacidade de fixação de carbono pelos ecossistemas e atuando na prevenção dos incêndios florestais, sendo uma das principais medidas de adaptação e de mitigação num contexto de alterações climáticas.

A parceria que junta a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e a Secretaria Regional da Agricultura e do Ambiente (SRAA), através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN, IP-RAM), conta ainda com o JM, a Cruz Vermelha Portuguesa e a NOS Madeira.

Nesta 4.ª edição, a NOS Madeira lançou o desafio aos alunos participantes e idealizarem uma frase criativa sobre o AMBIENTE. Em cada ação, a frase mais criativa será premiada com dois bilhetes para o cinema.

Plantar o Futuro – recuperação da natureza e educação ambiental

 

Passatempo Levadas pela Musica 2023/2024

O Passatempo "Levadas pela Música" está dirigido aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos da Região, no âmbito da candidatura das "Levadas da Madeira" por Portugal a Património Mundial Cultural da UNESCO.

Esta iniciativa consiste na criação de uma composição musical, que honorifique as "Levadas da Madeira", um património construído que determinou a vida histórica cultural do povo madeirense.

Pretende informar, sensibilizar e divulgar para a importância da candidatura do Bem, envolvendo a comunidade educativa.

Saiba mais em: https://ifcn.madeira.gov.pt/images/FotosArtigos/Divulgacao/Progeduamb/Prog23_24/Passatempo_Levadas_pela_Musica_2023_2024.pdf