Queimadas4  DSC05871 DSC05873 Queimadas5

A Casa das Queimadas, encontra-se ligada à construção da levada do Caldeirão Verde, apresentando uma arquitetura típica de Santana com o emblemático telhado em colmo. Foi construída no início séc. XX e a sua conclusão data da década de 40, tendo funcionado como uma casa de abrigo que servia, como o próprio nome indica, de acolhimento para os que ali trabalhavam ou passavam.

A Casa está dividida em dois espaços: o 1º e 2º andar da casa é um espaço visitável, designado de Casa das Tradições Madeirenses, onde existe uma coleção referente aos costumes e tradições do quotidiano madeirense, que tenta reproduzir o ambiente do final do séc. XIX-início XX. No rés-do-chão encontra-se o Centro de Receção, um espaço que abriu em 2018, onde é possível ao visitante obter informações sobre as Queimadas e a área florestal envolvente; a floresta nativa Laurissilva da Madeira, assim como, outras áreas protegidas da RAM.

Queimadas03 Queimadas05 Queimadas06 Queimadas07

HISTORIAL

“A Casa das Queimadas encontra-se ligada à construção da levada do Caldeirão Verde, cujo início se situa entre 1877 e a sua conclusão por volta de 1904. Relaciona-se assim com a ciclópica tarefa que atravessou os séculos insulares, desde cerca de 1425, de domar a natureza e aproveitar as suas riquezas, como a abundante água que deveria água que deveria ser canalizada e aproveitada na agricultura. Para além do extenso, e quantas vezes perigoso, trabalho de canalização das águas e da construção das levadas, sobretudo desde o século XIX, muitos forasteiros excursionistas extasiaram-se com a beleza abrupta das ravinas e montanhas da costa norte, fazendo sobretudo dos hotéis Quinta Acciaolly e Figueira, primeiros da costa norte e pontos nevrálgicos, sede do ataque às vistas difíceis e assombrosas do norte brumoso. Essas paisagens foram depois muitas vezes desenhadas e passadas a gravura por todo o século XIX, sobretudo por ingleses, criando álbuns de viagens.” - parágrafo retirado do folheto “A Casa das Queimadas” elaborado em 2018.
Saiba mais sobre a historia aqui:

logopdf logopdf
PT ING

 

 

Queimadas01 Queimadas02 Queimadas08 Queimadas09

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

O Parque Florestal possui um parque de estacionamento, cujo valor a pagar consta da portaria em vigor (Portaria n.º 60/2023, de 31 de janeiro).

No Centro de Receção (rés-do-chão), o visitante poderá adquirir material de merchandising, apoiando assim a divulgação e conservação do Património Natural da Madeira; efetuar o pagamento do parque de estacionamento das Queimadas, bem como, adquirir as entradas para visitar a Casa das Tradições Madeirenses.

Preçário - Casa das Tradições Madeirenses

Visitante > 12 anos 2,50 €

Visitante ≤ 12 anos gratuito

CasaQueimadasMat CasaQueimadasMat1
DSC01116 DSC01117 DSC01203
P F Chão dos Louros P F Chão dos Louros P F Chão dos Louros

 

LOCALIZAÇÃO
Chão dos Louros – Concelho de São Vicente


CARACTERÍSTICAS

O Parque Florestal do Chão dos Louros insere-se num espaço privilegiado, em pleno coração da Floresta Laurissilva, consagrada como Património Mundial Natural sob a égide da UNESCO, desde dezembro de 1999.

Nesta floresta e simultaneamente no parque predominam as árvores endémicas que pertencem à família das Lauráceas tais como os loureiros (Laurus novocanariensis) muitas vezes acompanhado pela madre-de-louro (Laurobasidium laurii) - resultante da ação de um fungo, o til (Ocotea foetens), e menos frequente o vinhático (Persea indica), aos quais se associam outras árvores ou arbustos, com especial destaque para o folhado (Clethra arbórea), o sanguinho (Rhamnus glandulosa), a faia-das-ilhas (Morella faya), a urze (Erica arbórea) e a uveira-da-serra (Vaccinium padifolium) cujos frutos são muito apreciados para o fabrico de compotas e outrora para fins medicinais. Também poderão ser observadas algumas das aves da fauna da Ilha, tais como: o endémico bis-bis (Regulus madeirensis),a mais pequena ave que ocorre na Madeira e o destemido tentilhão (Fringila coelebs madeirensis) e o pombo-trocaz (Columba trocaz) espécie endémica da Madeira.

Para além da existência de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários, lareiras o parque dispõe também de zonas relvadas e de um percurso pedestre PR 22 Vereda do Chão dos Louros.

Pela boa acessibilidade, através da Estrada Regional nº104, que desce da Encumeada para São Vicente, e pela envolvência da paisagem que possui, o Chão dos Louros é um dos locais mais procurados pela população, tendo em vista o usufruto das mais variadas ofertas de recreio e lazer na Floresta.

DSC01296 DSC01297 DSC01420
P F Chão dos Louros P F Chão dos Louros P F Chão dos Louros


INFRAESTRUTURAS

 

CHÃO DOS LOUROS
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS SIM
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS SIM
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS NÃO
LOJAS NÃO
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES SIM
POSTO FLORESTAL SIM
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NÃO
ZONA DE ACAMPAMENTO SIM
CASA DE ABRIGO NÃO
VIVEIROS DE TRUTAS NÃO
AVES VÁRIAS NÃO

 

 

PLANTA DO ESPAÇO

mapaChaoLouros 

VOLTAR

 

 

1 2 3
     

LOCALIZAÇÃO
Chão das Feiteiras – Concelho de Machico

 

 

4 5 6
     

CARACTERÍSTICAS
O Chão das Feiteiras situa-se num dos locais mais procurados pela população madeirense – a zona do Poiso.

Esta zona insere-se no Perímetro Florestal do Poiso, e devido à sua orografia, onde podemos visualizar um extenso chão, proporcionam condições que permitam o pastoreio de um rebanho de ovinos organizado e conduzido.

O parque possui várias zonas apropriadas para a realização de merendas com os equipamentos apropriados tais como conjuntos de mesas e bancos, fontanários, lareiras e zonas para a colocação do próprio fogareiro.

 

7 8 9
     

INFRAESTRUTURAS

CHÃO DAS FEITEIRAS
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS NÃO
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS SIM
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS NÃO
LOJAS NÃO
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES NÃO
POSTO FLORESTAL NÃO
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NÃO
ZONA DE ACAMPAMENTO SIM
CASA DE ABRIGO NÃO
VIVEIROS DE TRUTAS NÃO
AVES VÁRIAS NÃO

 

VOLTAR 

 

1 2 3
     

LOCALIZAÇÃO
Montado do Pereiro – Concelho de Santa Cruz

HORÁRIO

Aberto nos dias úteis das 9:00-17:00
Fins de semana das 9:00-18:00 (horário de inverno) e das 9:00-19:00 (horário de verão)

4 5 6 7
       

CARACTERÍSTICAS

O Parque Florestal do Montado do Pereiro insere-se no Perímetro Florestal do Poiso, zona abrangida administrativamente pela freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz.

Caracteriza-se por uma grande biodiversidade que, juntamente com as condições amenas do clima em determinadas épocas do ano tornam o espaço extremamente aprazível e com uma vocação eminentemente de uso múltiplo sob o ponto de vista social.

Podemos encontrar uma enorme diversidade de espécies florestais (arbóreas e arbustivas) tanto indígenas como exóticas, onde predominam espécies arbóreas de grande porte e de idades já avançadas e espaços onde podemos encontrar plantações recentes com espécies de grande interesse, como é o caso de um pequeno povoamento de cedros-da-madeira (Juniperus cedrus), folhados (Clethra arborea), massaroco (Echium candicans) e um jovem povoamento constituído por castanheiros (Castanea sativa) e faia-europeia (Fagus sylvatica).

Para além da existência de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários, lareiras o parque dispõe também de um parque de campismo, de campos de futebol e um campo de mini golfe.

 

8 9 10
     

INFRAESTRUTURAS

MONTADO DO PEREIRO
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS SIM
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS SIM
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS NÃO
LOJAS NÃO
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES NÃO
POSTO FLORESTAL NÃO
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NÃO
ZONA DE ACAMPAMENTO SIM
CASA DE ABRIGO NÃO
VIVEIROS DE TRUTAS NÃO
AVES VÁRIAS NÃO

 

VOLTAR 

 

 

1 2 3
     

LOCALIZAÇÃO
Pico das Pedras- Concelho de Santana

4 5 6 6a
       

CARACTERÍSTICAS
O Parque Florestal do Pico das Pedras localiza-se estrategicamente junto à estrada regional E.R. 218, que faz a ligação entre a cidade de Santana e o planalto da Achada do Teixeira, de onde podemos aceder ao pico mais alto da Ilha da Madeira, o Pico Ruivo (1862m).

O seu espaço é privilegiado e a sua envolvência, além de ser constituída por muitas espécies comuns à nossa floresta natural - Floresta Laurissilva, como os cedros-da-madeira (Juniperus cedrus ssp. maderensis), o til (Ocotea foetens), o pau-branco (Picconia excelsa) e alguns exemplares de folhado (Clethra arbórea). Está, também, arborizado com algumas espécies exóticas, de realçar os excelentes exemplares de sequóias (Sequoia sempervirens), de pseudotsugas (Pseudotsuga menziesii), as faias-europeias (Fagus sylvatica) de densa folhagem avermelhada, promovendo a componente pedagógica pela sua diversidade. Também poderão ser observadas algumas das aves da fauna da ilha, tais como tentilhão (Fringila coelebs madeirensis), os endémicos bis-bis (Regulus madeirensis) e o pombo-trocaz (Columba trocaz), e a  lavandeira (Motacilla cinerea schmitzi).

Para além da existência de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários, lareiras e wc, o parque dispõe também de ligação ao Parque Florestal das Queimadas através do percurso pedestre Um caminho para Todos Queimadas-Pico das Pedras.

De destacar a existência do viveiro florestal do Pico das Pedras onde se produz grande parte das espécies indígenas e exóticas utilizadas na reflorestação das serras da Madeira, pelo que também é interessante a visita a este local.
 

7 8 9 10
       

INFRAESTRUTURAS

 

PICO DAS PEDRAS
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS SIM
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS SIM
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS NÃO
LOJAS NÃO
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES SIM
POSTO FLORESTAL SIM
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NÃO
ZONA DE ACAMPAMENTO SIM
CASA DE ABRIGO SIM
VIVEIROS DE TRUTAS NÃO
AVES VÁRIAS SIM

 

 
PLANTA DO ESPAÇO

mapapicopedras

VOLTAR

 

Queimadas5 PFQueim5 PFQueim6
     

LOCALIZAÇÃO
Queimadas - Concelho de Santana

 

1 Queimadas4 3
     

CARACTERÍSTICAS
Neste parque florestal pode ser observada a flora da floresta originária da Madeira – Floresta Laurissilva – que se apresenta ao longo de várias veredas, dominadas por espécies arbóreas. De destacar os exemplares de til (Ocotea foetens), pau-branco (Picconia excelsa), urzes centenárias (Erica platycodon subsp. Maderincola) e alguns exemplares de folhado (Clethra arborea), uveira-da-serra (Vaccinium padifolium). Outras espécies dominam a paisagem de onde se destaca os cedros-da-madeira (Juniperus cedrus), os excelentes exemplares de criptomérias elegantes (Cryptomeria japonica) e as faias-europeias (Fagus sylvatica) de densa folhagem avermelhada.

As espécies de avifauna indígena que podemos avistar vão desde o tentilhão (Fringila coelebs madeirensis), os endémicos bis-bis (Regulus  madeirensis) e o pombo-trocaz (Columba trocaz), a lavandeira (Motacilla cinerea schmitzi), e a manta (Buteo buteo harteti).

Face às condições ímpares que se verificam no Parque Florestal das Queimadas, quer pela grande qualidade ambiental e paisagística, pela grande riqueza em biodiversidade, quer pela possibilidade de efetuar percursos pedestres (PR 9 - Levada do Caldeirão Verde; Um caminho para todos-Queimadas-Pico das Pedras), este é um dos locais com maior afluência de visitantes (turistas e residentes).

Aqui, também se encontra a casa de abrigo das Queimadas, casa essa que mantém as características originais das antigas casas de Santana, apresentando um bonito telhado de colmo e que foi reconvertida num espaço visitável designado como “Casa das Tradições Madeirenses”.

Queimadas4 PFQueim7


INFRAESTRUTURAS

QUEIMADAS
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS SIM
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS NÃO
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS SIM
LOJAS SIM
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES SIM
POSTO FLORESTAL NÃO
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES SIM
ZONA DE ACAMPAMENTO NÃO
CASA DE ABRIGO SIM
VIVEIROS DE TRUTAS NÃO
AVES VÁRIAS SIM


Em outubro de 2018 abriu um espaço com material informativo e de merchandising do IFCN, IP-RAM.

VOLTAR 

 


REQUALIFICAÇÃO DOS PARQUES FLORESTAIS DAS QUEIMADAS E DO RIBEIRO FRIO


 

PFRibFrio5 PFRibFrio2 PFRibeiro Frio
     

LOCALIZAÇÃO
Ribeiro Frio - Concelho de Santana

1 2 3
     

CARACTERÍSTICAS
Neste Parque Florestal pode ser observada a flora da floresta originária da Madeira, estando presente muitos endemismos vegetais, tais como o loureiro (Laurus novocanariensis), folhado (Clethra arbórea), til (Ocotea foetens), vinhático (Persea indica), destacando-se ainda o isoplexis (Isoplexis sceptrum), o massaroco (Echium candicans), as estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum), a orquídea-da-serra (Dactylorhiza foliosa).

Também poderão ser observadas algumas das aves da fauna da Ilha tais como o bis-bis (Regulus madeirensis), a mais pequena ave endémica que ocorre na Madeira e o destemido tentilhão (Fringila coelebs madeirensis). Mais raro será o pombo-trocaz (Columba trocaz), espécie endémica da Madeira.

Aqui também está localizado um Posto Aquícola do Ribeiro Frio, onde se encontram os viveiros de trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss), cujo objetivo visa a produção de trutas para o repovoamento das linhas de águas da Ilha da Madeira.

Em 2019, este Posto Aquícola foi alvo de obras de requalificação através do programa Madeira 14-20
Nesta instalação são mantidos reprodutores para produção de ovos e alevins (peixes jovens), com o objetivo de fomentar a pesca em águas interiores.
Esta piscicultura funciona desde 1960 e situa-se numa paisagem privilegiada, tendo-se tornado num local de grande interesse turístico, que recebe milhares de visitantes por ano.

As entradas no Posto Aquícola têm um custo de 1€ para todo o visitante com mais de 12 anos (consultar Portaria n.º 60/2023, de 31 de janeiro).

De acordo com a Portaria em vigor, a partir do dia 1 de abril de 2023, a visita é gratuita para residentes da Região Autónoma da Madeira mediante a apresentação de comprovativo de residência ( Simplifica )

Visitante > 12 anos – 1€

Visitante ≤ 12anos – gratuito

Os percursos pedestres PR 10 Levada do Furado (Ribeiro Frio – Portela) e PR 11 Vereda dos Balcões (Ribeiro Frio – Balcões) têm o seu inicio no Ribeiro Frio.

4 5 6
     

INFRAESTRUTURAS

 

RIBEIRO FRIO
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS NÃO
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS SIM
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS SIM
LOJAS SIM
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES SIM
POSTO FLORESTAL SIM
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NÃO
ZONA DE ACAMPAMENTO SIM
CASA DE ABRIGO SIM
VIVEIROS DE TRUTAS SIM
AVES VÁRIAS NÃO

 

VOLTAR


REQUALIFICAÇÃO DOS PARQUES FLORESTAIS DAS QUEIMADAS E DO RIBEIRO FRIO


 

20170119143306 20170119143332 3
     

 LOCALIZAÇÃO
Salões - Ilha do Porto Santo

20170119 143431 20170119 143349 6 7
       

CARACTERÍSTICAS
O Parque Florestal dos Salões, estrategicamente localizado no centro da cidade de Porto Santo, integra uma área verde urbana de uso público, cujas características paisagísticas e ambientais, potenciam a sua atratividade, constituindo assim, um produto turístico fundamental na valorização do Espaço público da Ilha.

O parque dispõe de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários, lareiras.

infra143643 infra143949 infra143623
     

INFRAESTRUTURAS

SALÕES
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS SIM
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS SIM
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS SIM
LOJAS SIM
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES NÃO
POSTO FLORESTAL SIM
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NÃO
ZONA DE ACAMPAMENTO NÃO
CASA DE ABRIGO NÃO
VIVEIROS DE TRUTAS NÃO
AVES VÁRIAS NÃO

 

VOLTAR

 

 

Subcategorias