plantasmedicinais31

No Parque Natural da Madeira (PNM) a sensibilização para a importância da recuperação, preservação e divulgação do seu património natural e cultural passa, também, pela valorização e promoção dos saberes e tradições das comunidades rurais nele inseridas.

Atualmente, a transmissão deste saber da medicina popular é cada vez mais relegada para segundo plano e, dadas as gerações mais novas não sentirem a necessidade de recorrer ao uso das plantas utilizadas tradicionalmente como medicinais, estes saberes que persistem na memória da população mais idosa, vão-se perdendo com o tempo.

Assim, e dado que desde tempos muito remotos, o Homem foi aprendendo a utilizar as plantas, tanto para alimentação como para minorar os efeitos das suas doenças e, é nas comunidades rurais que estes conhecimentos se foram acumulando, conservando e sendo transmitidos oralmente ao longo de gerações, até aos dias de hoje, constituindo um património rural de inegável valor, foram desenvolvidos alguns trabalhos neste âmbito.

Simultaneamente e apresentando uma certa contradição, também se verifica que, cada vez mais, há uma consciência deste facto e que, cada vez mais, há um interesse e uma preocupação crescente com a extinção deste aspecto da cultura e da memória das comunidades rurais.

Atualmente, a Europa consome anualmente cerca de 10000 toneladas de plantas aromáticas e medicinais, sendo utilizadas mais de 1000 espécies botânicas, em que 90% são plantas espontâneas. Em Portugal, são comercializados mais de 3000 produtos de origem aromática/medicinal/condimentar. Estes dados demonstram o interesse por estas plantas e saberes associados.

Os trabalhos desenvolvidos pelo SPNM neste âmbito foram cofinanciados pelo PRODERAM.

patrimonioconstruido30

A Área Protegida Parque Natural da Madeira (PNM) carateriza-se, também, por uma grande diversidade paisagística onde os aspetos de preservação e valorização rural são de todo consideráveis.

O PNM engloba um considerável património cultural bastante rico e diversificado, onde se pode também observar aspetos da humanização da paisagem que remontam ao início do povoamento da ilha e onde se destaca o património rural.

O património rural contribui para perpetuar e valorizar a identidade duma comunidade, a memória cultural do território, para um desenvolvimento da economia local, para uma melhoria da qualidade da paisagem cultural e para uma melhor oferta no âmbito do turismo de natureza.

Este património construído traduz-se num vasto conjunto de construções e tipologias que urge preservar para as gerações futuras e valorizar de forma a continuar a ser um contributo fundamental para a identidade da Região, para o desenvolvimento do Turismo e para a coesão social na Região.

A riqueza e singularidade deste património tão caraterístico desta ilha, vão para além das casas tradicionais, desde os solares com capelas até às casas com cobertura de palha, aos tanques de pedra, palheiros, fontanários, moinhos de água, às tradicionais adegas e lagares, aos caminhos reais e igrejas.

Nesta linha de trabalho e tendo já realizado alguns trabalhos anteriores, decidiu-se dar um novo impulso, mais significativo no levantamento do património cultural existente, pois alguma recolha já efetuada não tinha sido exaustiva, nem fotografada nem valorizada.

Assim, implementou-se o projeto "O Património Rural no Parque Natural da Madeira - a norte e a oeste da Ilha da Madeira", cofinanciado pelo PRODERAM (Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira).