patrimonioconstruido30

A Área Protegida Parque Natural da Madeira (PNM) carateriza-se, também, por uma grande diversidade paisagística onde os aspetos de preservação e valorização rural são de todo consideráveis.

O PNM engloba um considerável património cultural bastante rico e diversificado, onde se pode também observar aspetos da humanização da paisagem que remontam ao início do povoamento da ilha e onde se destaca o património rural.

O património rural contribui para perpetuar e valorizar a identidade duma comunidade, a memória cultural do território, para um desenvolvimento da economia local, para uma melhoria da qualidade da paisagem cultural e para uma melhor oferta no âmbito do turismo de natureza.

Este património construído traduz-se num vasto conjunto de construções e tipologias que urge preservar para as gerações futuras e valorizar de forma a continuar a ser um contributo fundamental para a identidade da Região, para o desenvolvimento do Turismo e para a coesão social na Região.

A riqueza e singularidade deste património tão caraterístico desta ilha, vão para além das casas tradicionais, desde os solares com capelas até às casas com cobertura de palha, aos tanques de pedra, palheiros, fontanários, moinhos de água, às tradicionais adegas e lagares, aos caminhos reais e igrejas.

Nesta linha de trabalho e tendo já realizado alguns trabalhos anteriores, decidiu-se dar um novo impulso, mais significativo no levantamento do património cultural existente, pois alguma recolha já efetuada não tinha sido exaustiva, nem fotografada nem valorizada.

Assim, implementou-se o projeto "O Património Rural no Parque Natural da Madeira - a norte e a oeste da Ilha da Madeira", cofinanciado pelo PRODERAM (Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira).

 

OBJETIVOS

RESULTADOS

PARCEIROS

PUBLICAÇÕES DE INTERESSE

 

 

OBJETIVOS

Este projeto pretendeu estimular a preservação e valorização do património rural através da inventariação do património rural construído no norte e a oeste da Ilha da Madeira em área de PNM, sensibilizando para a sua salvaguarda e valorização. Também objetivou dar a conhecer aos residentes e visitantes a riqueza existente, contribuindo, assim, para perpetuar e valorizar a memória cultural deste território, para um desenvolvimento económico local, para uma melhoria da qualidade da paisagem cultural e para uma melhor oferta no âmbito do turismo de natureza.

INÍCIO

 

RESULTADOS

Recolha de informação e caraterização do património construído no território alvo

Apresentação em poster dos resultados preliminares no 16º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Rural APDR.

Georreferenciação dos dados obtidos

Realização, em Junho de 2011, do Workshop Desenvolvimento e Património Rural, onde foi gerado um amplo debate sobre a problemática do património rural como vetor dum desenvolvimento rural sustentável, incentivando à sua preservação e colocando-o num patamar de importância primordial para o desenvolvimento dos territórios rurais. Participaram figuras de relevo no panorama nacional ligadas ao tema, como a Eng.ª Maria Custódia Correia, Coordenadora da Equipa de Promoção e Desenvolvimento dos Territórios Rurais, responsável pela adaptação a Portugal do Guia Europeu de Observação do Património Rural e o Professor Doutor Paulo Carvalho, doutorado em Geografia, da Universidade de Coimbra, onde desenvolve a sua linha de investigação em paisagem cultural, turismo e desenvolvimento, principalmente em contextos de espaços rurais e áreas de montanha.

Edição de material de divulgação do património rural construído, nomeadamente a agenda de 2011, do Serviço do Parque Natural da Madeira.

INÍCIO


PARCEIROS

Câmara Municipal de Santana;

Empresa Municipal Terra Cidade.

 

INÍCIO


PUBLICAÇÕES DE INTERESSE

Património construído no Parque Natural da Madeira - Tese de Mestrado de Solana Gomes

 

INÍCIO