Na vertente sul da ilha, numa área de distribuição dos 0 até os 200 m de altitude, o tipo de vegetação potencial, ou seja a vegetação que existiria naturalmente sem a intervenção humana, seria uma floresta indígena madura dominada pela oliveira-brava endémica da Madeira (Olea maderensis) denominada Zambujal. Presentemente podemos observar alguns exemplos deste tipo de floresta bem preservados na Ribeira Brava.

A floresta Laurissilva é considerada uma relíquia do Terciário por possuir espécies dos géneros Laurus, Ocotea, Appolonias, Persea, Clethra, Ilex, Myrica, Picconia, Heberdenia, Prunus e provavelmente Dracaena e Sideroxylon, que fizeram parte de uma unidade fitogeográfica do sul da Europa e do norte de Africa, atualmente extinta devido às glaciações e aos fenómenos de desertificação do Saara.

Na ilha da Madeira, a Laurissilva ocupa cerca de 20% do território, sendo atualmente a maior e mais bem conservada área deste tipo de floresta do planeta. Por tal e como reconhecendo a importância e raridade desta floresta, foi galardoada em 1999 como Património Mundial Natural da Humanidade.

A vegetação de altitude da Madeira tem uma distribuição a partir de 1650 m de altitude. É constituída fundamentalmente por plantas herbáceas e arbustivas reunidas em várias comunidades rupícolas e herbáceas, com várias espécies endémicas da ilha da Madeira, das quais se destacam Armeria maderensis, Anthyllis lemanniana, Deschampsia maderensis,Teucrium francoi, Echium candicans (massaroco), Erica maderensis (urze-rasteira),Orchis scopulorum (orquídea-da-rocha), Plantago malato-belizii, Viola paradoxa (violeta) entre outras.

portosanto1portosanto2portosanto3

Presentemente, a vegetação vascular do Porto Santo é essencialmente constituída por um coberto herbáceo dominado por plantas anuais e bienais xerófilas, sendo o coberto arbóreo muito pouco significativo e reduzido a plantações de espécies de coníferas exótica nos picos mais altos da ilha. Contudo, ainda podemos encontrar flora e vegetação natural em alguns locais, nomeadamente nos picos daquela ilha.

desertas1 desertas2 desertas3

Presentemente, a vegetação das ilhas Desertas são constituídas essencialmente por um coberto herbáceo e por alguns arbustos. Apesar disso, e tal como na ilha do Porto Santo, as ilhas Desertas reúnem as condições edafoclimáticas necessárias para o desenvolvimento de dois tipos de comunidades florestais; o Zambujal e a Laurissilva do Barbusano (Capelo et al, 2007). Estes dados são corroborados por registos históricos que apontam para a existência nestas ilhas de habitates florestais similares aos referidos.

selvagens1 selvagens2 selvagens3

A vegetação das ilhas Selvagens, com características predominantemente xerófilas e halófilas, é constituída por um coberto herbáceo e alguns arbustos de porte rasteiro. Apesar da reduzida área do arquipélago das Selvagens, a sua flora compreende cerca de 105 taxa de plantas vasculares, 14 das quais são endémicas da Macaronésia, 12 endémicas da Madeira e 7 exclusivas das Selvagens. Na realidade, esta região apresenta a maior densidade de espécies endémicas de toda a região Macaronésica (Borges et al. 2008).