Perguntas Frequentes - Divulgação

FAQs - Divulgação

O Centro de Receção “Casa do Sardinha” está situado junto ao Cais do Sardinha, no extremo este da Ponta de São Lourenço. O acesso a esta área protegida faz-se através da estrada regional 109 que tem o seu término na Baía d’ Abra. Aqui inicia-se um percurso pedonal que permite percorrer toda a península mais oriental da Ilha da Madeira e que nos leva até ao Cais do Sardinha e consequentemente ao Centro de Receção “Casa do Sardinha” que aqui se localiza.

O Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva é um centro de receção do IFCN localizado no Pico do Areeiro, tendo sido criado com o apoio do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e da Região Autónoma da Madeira.  O nome do Centro surge associado à ave marinha endémica da Madeira, Freira-da-madeira, dado que é na zona do Areeiro que esta ave nidifica e, consequentemente é o local onde são desenvolvidos todos os trabalhos de conservação. O Centro dispõe de uma exposição permanente, dinâmica e interativa, alusiva à freira-da-madeira e ao seu habitat e também um núcleo museológico e biográfico daquele que foi o pioneiro do montanhismo e escalada na Região, o Dr. Rui Silva. Pode também ser visitada uma exposição temporária num espaço multifunções existente no mesmo local, no andar inferior. Neste Centro está disponível ainda para uma linha de merchandising temática, assim como material informativo e divulgativo relativo às demais áreas protegidas e biodiversidade em geral.

O Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva está aberto a toda a população.
Além da visita ao Centro, nesta área tem a oportunidade de se deslocar até ao Miradouro do Ninho da Manta através do percurso pedestre onde poderá contemplar algumas áreas onde esta ave marinha nidifica. A visita tem a duração aproximada de 1h e 30m, percorrendo-se cerca de 1,5 Km (ida e regresso). Esta é das zonas com maior procura pelos amantes da natureza na Madeira! Contate-nos com antecedência, para o 291 795155 – e faça a sua visita acompanhada por um técnico, tendo a possibilidade de visualizar e ter uma explicação in loco de todo o trabalho de conservação da Freira-da-madeira, assim como dos esforços para a recuperação do seu habitat!

É possível a visita de qualquer grupo ao Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva. Para marcar a sua visita o requerente deverá enviar o pedido por e-mail para explicando o tipo de visita que pretende, as datas, e o horário.
Visita 1 – Visita guiada ao Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva
Visita 2 – Visita guiada ao Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva - Visita guiada ao Miradouro do Ninho da Manta tendo a oportunidade de visualizar a área de nidificação da Freira-da-madeira.
Relativamente às atividades de Educação Ambiental no Centro Freira-da-madeira Dr. Rui Silva, o requerente deverá contactar o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves que tem por missão dinamizar todas estas atividades, através do 291 795 155 ou pelo e-mail ifcn

A entrada no Centro Freira-da-madeira Dr. Rui Silva é livre para todos. Contudo pode contribuir com um donativo para os trabalhos de Conservação da Freira-da-madeira, pois com um simples gesto vai fazer a diferença.

O Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves no Funchal, está aberto todos os dias úteis, das 9-12,30h e das 14-17,30h.

Para marcar qualquer atividade com o apoio do IFCN deverá entrar em contacto com o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves por e-mail ou por telefone 291795155.
O IFCN disponibiliza no início de cada ano letivo um programa de atividades direcionado a escolas (do pré-escolar ao secundário) e grupos séniores, que poderá consultar aqui, ou solicitar junto do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves.
Se precisar de outro tipo de apoio, estamos recetivos a novas sugestões e ideias, de modo a que todos juntos possamos desenvolver um trabalho cada vez melhor em prol da conservação da biodiversidade, entre em contacto connosco.
Obs.: Todas as atividades são adaptadas à faixa etária e capacidade física dos grupos; em algumas atividades pode ser necessário preencher um termo individual de responsabilidade.

O boletim informativo (BI) “Biodiversidade e Natureza” tem periodicidade semestral e é impresso em papel sempre que se consiga patrocinador(es) que financie(m) a edição de 1000 exemplares que são distribuídos gratuitamente por toda a RAM em locais públicos para consulta direta pelos utentes, nomeadamente Bibliotecas, Câmaras Municipais, Centros de Saúde, Centros de Dia, etc.
O BI também fica disponível nos centros de receção das Reservas Naturais, Centro de Informação – do Núcleo dos Dragoeiros, até ao seu total esgotamento. Se está interessado em ter um exemplar entre em contacto com o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves ou esteja atento à nossa página de internet ou facebook, ficará informado sempre que é disponibilizada uma nova edição e poderá dirigir-se a um dos locais referidos para recolher um exemplar gratuitamente.
Se procura edições mais antigas poderemos ainda ter algumas em armazém, entre em contacto connosco.