PFRibFrio5 PFRibFrio2 PFRibeiro Frio
     

LOCALIZAÇÃO
Ribeiro Frio - Concelho de Santana

1 2 3
     

CARACTERÍSTICAS
Neste Parque Florestal pode ser observada a flora da floresta originária da Madeira, estando presente muitos endemismos vegetais, tais como o loureiro (Laurus novocanariensis), folhado (Clethra arbórea), til (Ocotea foetens), vinhático (Persea indica), destacando-se ainda o isoplexis (Isoplexis sceptrum), o massaroco (Echium candicans), as estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum), a orquídea-da-serra (Dactylorhiza foliosa).

Também poderão ser observadas algumas das aves da fauna da Ilha tais como o bis-bis (Regulus madeirensis), a mais pequena ave endémica que ocorre na Madeira e o destemido tentilhão (Fringila coelebs madeirensis). Mais raro será o pombo-trocaz (Columba trocaz), espécie endémica da Madeira.

Aqui também está localizado um Posto Aquícola do Ribeiro Frio, onde se encontram os viveiros de trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss), cujo objetivo visa a produção de trutas para o repovoamento das linhas de águas da Ilha da Madeira.

Em 2019, este Posto Aquícola foi alvo de obras de requalificação através do programa Madeira 14-20
Nesta instalação são mantidos reprodutores para produção de ovos e alevins (peixes jovens), com o objetivo de fomentar a pesca em águas interiores.
Esta piscicultura funciona desde 1960 e situa-se numa paisagem privilegiada, tendo-se tornado num local de grande interesse turístico, que recebe milhares de visitantes por ano.

As entradas no Posto Aquícola têm um custo de 1€ para todo o visitante com mais de 12 anos (consultar Portaria n.º 60/2023, de 31 de janeiro).

De acordo com a Portaria em vigor, a partir do dia 1 de abril de 2023, a visita é gratuita para residentes da Região Autónoma da Madeira mediante a apresentação de comprovativo de residência ( Simplifica )

Visitante > 12 anos – 1€

Visitante ≤ 12anos – gratuito

Os percursos pedestres PR 10 Levada do Furado (Ribeiro Frio – Portela) e PR 11 Vereda dos Balcões (Ribeiro Frio – Balcões) têm o seu inicio no Ribeiro Frio.

4 5 6
     

INFRAESTRUTURAS

 

RIBEIRO FRIO
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS NÃO
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS SIM
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS SIM
LOJAS SIM
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES SIM
POSTO FLORESTAL SIM
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NÃO
ZONA DE ACAMPAMENTO SIM
CASA DE ABRIGO SIM
VIVEIROS DE TRUTAS SIM
AVES VÁRIAS NÃO

 

VOLTAR


REQUALIFICAÇÃO DOS PARQUES FLORESTAIS DAS QUEIMADAS E DO RIBEIRO FRIO