Queimadas4  DSC05871 DSC05873 Queimadas5

Existe um novo espaço aberto em 2018, no andar inferior da casa, onde poderá contemplar e obter informações sobre a floresta nativa, Laurissilva da Madeira, e outras áreas protegidas da RAM, e caso pretenda, adquirir algum material de merchandising do IFCN, IP-RAM.

HISTORIAL

“A Casa das Queimadas encontra-se ligada à construção da levada do Caldeirão Verde, cujo início se situa entre 1877 e a sua conclusão por volta de 1904. Relaciona-se assim com a ciclópica tarefa que atravessou os séculos insulares, desde cerca de 1425, de domar a natureza e aproveitar as suas riquezas, como a abundante água que deveria água que deveria ser canalizada e aproveitada na agricultura. Para além do extenso, e quantas vezes perigoso, trabalho de canalização das águas e da construção das levadas, sobretudo desde o século XIX, muitos forasteiros excursionistas extasiaram-se com a beleza abrupta das ravinas e montanhas da costa norte, fazendo sobretudo dos hotéis Quinta Acciaolly e Figueira, primeiros da costa norte e pontos nevrálgicos, sede do ataque às vistas difíceis e assombrosas do norte brumoso. Essas paisagens foram depois muitas vezes desenhadas e passadas a gravura por todo o século XIX, sobretudo por ingleses, criando álbuns de viagens.” - parágrafo retirado do folheto “A Casa das Queimadas” elaborado em 2018.
Saiba mais sobre a historia aqui:

logopdf logopdf
PT ING

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Casa das Queimadas está aberta todos os dias do anos exceto no dia de Natal e a 1 de janeiro.
No período de inverno está aberta das: 10:00 às 12h e das 13:00 às 18h
No período de verão está aberta das: 10:00 às 12h e das 13:00 às 19h

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

A Casa das Queimadas contempla um espaço onde poderá adquirir material de merchandising das diferentes áreas protegidas.

CasaQueimadasMat CasaQueimadasMat1

 

Contacto

Casa das Queimadas
Parque Florestal das Queimadas
Sítio das Queimadas
9230 – Santana

Telefone: (351) 291 740060/40