1 centro informao 02   DSC09893 DSC09895

O Centro de Receção Casa do Sardinha está localizado junto ao Cais do Sardinha, na Ponta de São Lourenço, Caniçal, no final do percurso da vereda da Ponta de São Lourenço.

HISTORIAL

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

CONTACTOS

 

HISTORIAL

A Casa do Sardinha foi construída a mando de Manuel Bettencourt Sardinha que, após ter construído o Cais de Abra em 1905, a mandou edificar com o intuito de lhe servir como lugar de refúgio e de férias. Passada por entre gerações, em 1996, a sua neta, D. Françoise Delput, vendeu-a à Região Autónoma da Madeira, sob a condição do espaço vir a servir os interesses da conservação dos valores naturais deste sítio.

Desde então esteve a funcionar como posto de Observação e Vigilância até 2009. Mas dado o elevado número de visitantes e objetivando a existência de uma população ainda mais informada, interventiva e capaz de usufruir, quer do ponto de vista do lazer quer do ponto de vista económico, de forma equilibrada com os bens naturais, em 2010 este espaço foi totalmente remodelado e aberto ao público como Centro de Receção Casa do Sardinha. 

   

INÍCIO

 


SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS


Visitando o Centro

O Centro de Receção Casa do Sardinha dispõe de uma exposição permanente alusiva à Área Protegida da Ponta de São Lourenço.

Dispõe igualmente de um balcão de informação e orientação do visitante.

Aguardamos pela sua visita!

sala exposições 


Atividades de Educação Ambiental

As atividades de Educação Ambiental realizadas na Ponta de São Lourenço fazem-se a partir do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves que tem por missão dinamizar todas estas atividades.

Consulte o programa de atividades e, para saber mais informações sobre as mesmas ou para proceder à sua marcação, contate o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves !

Acompanhamento em visitas interpretativas e de lazer

Na Ponta de São Lourenço são realizadas visitas interpretativas e de lazer ao longo do percurso pedestre da Vereda da Ponta de São Lourenço, um dos percursos com mais procura pelos amantes da natureza que visitam a Madeira.

Este percurso pedonal permite percorrer aquela que foi a primeira porção de terra a ser avistada aquando do descobrimento da Ilha em 1419 – a Ponta de São Lourenço – batizada com o mesmo nome da Nau que trouxera o seu descobridor. Com início na Baía d’ Abra, acessível através da Estrada Regional 109, esta vereda estende-se por aquela que é a península mais oriental da Ilha da Madeira, findando no Cais do Sardinha.

A visita tem a duração aproximada de 2 horas, percorrendo-se cerca de 4 Km. É de fácil acesso e está aconselhada a sua realização durante todo o ano.

Contacte-nos ( ) com antecedência e faça a sua visita acompanhada por um técnico!

 

3 imgp4181  3 sergiovig DSC09894 DSC09896

Pernoita

Na Ponta de São Lourenço é possível efetuar pernoita em tenda própria e desfrutar de uma noite calma, apreciando os sons da natureza, que só podem ser escutados numa área protegida, como esta!

4 dsc08355

 

Informamos que existe um bar que entrou em funcionamento em 2019, anexo ao Centro de Receção.

pslcentroebar1 pslcentroebar2 pslcentroebar3

 
 

INÍCIO


CONTACTOS

Telefone: (351) 291 145590

E-mail: Coordenação da Reserva

LOCALIZAÇÃO GPS

N32 44 32.37 W16 41 0.22

 

INÍCIO