1 17 18

O Centro Florestal da Macaronésia foi criado em 2021 no âmbito do projeto “Valorização e Conservação dos Recursos Florestais na Macaronésia - VALCONMAC”, e pretende informar e divulgar o trabalho desenvolvido em prol da floresta do arquipélago da Madeira, desde a descoberta da ilha até à atualidade, numa perspetiva de valorização e conservação dos recursos florestais existentes. É também um pólo informativo e educativo para os madeirenses, com destaque para a comunidade educativa escolar, e para os seus visitantes. 

 

HISTORIAL

O Centro Florestal da Macaronésia conta com um espaço onde está exposta informação que relata as principais medidas implementadas em prol da preservação florestal, numa disposição cronológica, desde a descoberta da ilha até aos dias de hoje e onde se destaca o notável trabalho realizado ao longo de 23 anos pelo Engº Eduardo de Campos Andrada; homenageia a Laurissilva da Madeira Património Mundial da UNESCO; realça o trabalho realizado pelo Corpo de Polícia Florestal e pelo Corpo de Vigilantes da Natureza em prol da floresta; salienta os trabalhos desenvolvidos em prol da conservação do património florestal, com a recuperação e proteção de espécies e habitats prioritários através do controlo de espécies invasoras; e enfatiza a relação eterna entre o madeirense e o espaço florestal.

Este espaço de visitação integra uma rede de centros florestais implementada pelos parceiros do projeto nas suas áreas de intervenção, nomeadamente em Canárias, Açores e Cabo Verde, que irão funcionar como nichos de atração de visitantes.

2 3 4 5

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Centro Florestal da Macaronésia está aberto a todos os visitantes, todos os dias das 10:00h às 17:00h

  

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Visitando o centro

O Centro Florestal da Macaronésia dispõe de uma exposição permanente, que relata as principais medidas implementadas em prol da preservação florestal, numa disposição cronológica. Conta também com uma sala preparada para receber pequenos grupos educativos no âmbito das ações de educação e sensibilização ambiental.

 

19 20 21
22 23  

 

 

Atividades de Educação Ambiental

As atividades de Educação Ambiental realizadas no Centro Florestal da Macaronésia fazem-se a partir do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, como é o caso das visitas pedagógicas que têm a duração de aproximadamente 1h.

Para proceder à sua marcação ou para obter mais informação, contate o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves!

9 11 16

 

CONTACTOS

Telefone: (351) 291 145 594

E-mail:

LOCALIZAÇÃO GPS

N32 43 33.57 W16 49 2.19