220x146 images stories Imagens marca agua small Jardim Botanico da Madeira jardins Quintas Quinta Vila Passos Quinta Vila Passos 4 220x163 images stories Imagens marca agua small Jardim Botanico da Madeira jardins Quintas Quinta vigia Quinta Vigia 9 220x165 images stories Imagens marca agua small Jardim Botanico da Madeira jardins Quintas Quinta da cruzes Quinta das cruzes5 220x165 images stories Imagens marca agua small Jardim Botanico da Madeira jardins Quintas Quinta Magnolia Quinta Magnolia 1
Existem diversas Quintas e Espaços ajardinados que guardam interessantes coleções de plantas. A gestão desses espaços verdes encontra-se sob a responsabilidade Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.
Venha descobri-los.

QUINTA NOVA AVENIDA

QUINTA VIGIA

QUINTA VILA PASSOS

QUINTA DO SANTO DA SERRA (QUINTA DA JUNTA)

QUINTA DAS CRUZES

QUINTA DO IMPERADOR

 

Qnav

Localização: Avenida Luís de Camões
Área: 3 580 m2
Altitude: 56 m
Proprietário: Região Autónoma da Madeira
Horário: Aberto ao público de Segunda-feira a Sexta-feira, das 09:00 às 17:00 horas.

qv1 qv2 qv3

Localização: Avenida do Infante
Área: 10 000 m2
Altitude: 40 m
Proprietário: Região Autónoma da Madeira 

 

Qvp1 Qvp2 Qvp3

Localização: Rua Alferes Veiga Pestana
Área: 4 800 m2
Altitude: 37 - 53 m
Proprietário: Região Autónoma da Madeira
Horário: aberto ao público de Segunda-feira a Sexta-feira, das 09:00 às 17:00 horas.

IMG 7354 resize IMG 7358 resize IMG 7365 resize

Localização: Santo António da Serra
Proprietário: Região Autónoma da Madeira
Horário: Aberto ao público todos os dias da semana.

A Quinta do Santo da Serra situa-se na freguesia de Santo António da Serra, Concelho de Machico.

qc1 qc2 qc4

Localização: Calçada do Pico
Área: 10 300 m2
Altitude: 60 - 70 m

Proprietário: Região Autónoma da Madeira
Horário: Aberto de segunda-feira a domingo, das 10:00 às 17:30 horas.

1 2

QUINTA DO MONTE |QUINTA JARDINS DO IMPERADOR - ENCERRADA TEMPORARIAMENTE

Dado que a empreitada do Museu do Romantismo - Quinta do Monte terá início em breve, por um período não inferior a 18 meses, informamos que a Quinta do Monte (Quinta Jardins do Imperador) encerrará ao público a partir do dia 24 de janeiro de 2022, sendo que, após a conclusão dos trabalhos de construção civil, terão início os trabalhos de musealização e de preparação da abertura do museu ao público, pelo que não conseguimos, indicar a data da reabertura dos jardins ao público.

Agradecemos a compreensão.

 

Localização: Sítio do Pico – Monte
Proprietário: Região Autónoma da Madeira
A Quinta do Monte ou Quinta dos Jardins do Imperador situa-se no Sítio do Pico, na freguesia do Monte no Concelho do Funchal. Compreende um edifício com capela, lago, parque e jardins, conjunto este com características únicas que importa preservar, para além da torre Malakof referência do património edificado.

HORÁRIO DAS VISITAS

O Jardim encontra-se aberto todos os dias das 9:30h às 17:30h, com exceção dos fins de semana e feriados.

PREÇÁRIO

Visitante < 6 anos - entrada gratuitaVisitante dos 6 aos 12 anos – 1,5€Visitante > 12 anos  - 3€

As entradas são gratuitas para o público em geral:
- aos domingos e feriados
- 1 de julho - Dia da Região Autónoma da Madeira

CONTACTO
Nº Telefone: 291630458

A Quinta do Monte atualmente conhecida por Quinta dos Jardins do Imperador, referência ao Imperador Carlos de Áustria, atualmente Beato Carlos de Áustria, pertence ao património cultural da RAM classificado como de Valor Regional (Resolução nº16161/96 de 18 de novembro – Classifica como de Valor Regional a Quinta Gordon, também designada por Quinta do Monte ou por Quinta Rocha Machado, localizada na freguesia do Monte, concelho do Funchal). As primeiras referências da propriedade (segundo Marjorie Hoare, Quintas da Madeira, 2004) remontam ao séc. XVIII, 1784 em que o prédio rústico registado, com aproximadamente 6 hectares, estava no nome de um comerciante madeirense, José Crisóstomo Costa e Silva, que anos depois perdeu a sua fortuna e endividou-se com um sacerdote local, passando a propriedade para o padre Simão Lúcio Nóbrega. Este vendeu a propriedade exuberante pela sua vegetação, situada no Pico (freguesia do Monte), a um homem de negócio inglês residente na ilha da Madeira - Charles Alder, sendo discutível se este proprietário construiu algum edifício na propriedade ou não, ficando em aberto esta hipótese.

A área da Quinta do Monte era inicialmente, tal como foi referido, de cerca de 6 hectares (57.720 m2). Em maio de 2004 foi subtraída uma parcela a norte para a construção de um parque de estacionamento e de um campo polivalente. Anterior a esta data também já tinha sido retirada uma fração da mata para construir um tanque de rega, que recebe água da levada do Barreiro e abastece o regadio de vários sítios da freguesia do Monte. Em 2006, a Quinta do Monte possuía uma área de cerca de 4, 5 hectares (45.000m2), ocupados pelo conjunto dos edifícios, dos passeios, caminhos, jardins e mata. Os jardins ocupavam uma plataforma inclinada para sul e sudoeste localizada entre as cotas 500 e 600 (altitude), segundo andar fitoclimático, outrora zona de Floresta Laurissilva de mais baixa altitude (Floresta Laurissilva do Barbusano). Refira-se que entre as espécies presentes, existiam três lauráceas que caracterizam a referida Floresta Laurissilva do Barbusano e que existiam antes da humanização da paisagem: barbusano Apollonias barbujana, loureiro Laurus novocanariensis, til Ocotea foetens.