Perguntas Frequentes - Taxas - Percursos Pedestres Classificados
É uma taxa pela recolha e limpeza de resíduos nos Percursos Pedestres Classificados. O utilizador está a pagar uma taxa pela prestação de serviço de limpeza de resíduos dos percursos pedestres.
Não. Apenas terão taxa paga os seguintes percursos:
PR1 | Vereda do Areeiro
PR1.2 | Vereda do Pico Ruivo
PR 6.1 | Levada do Risco
PR 8 | Vereda da Ponta de São Lourenço
PR 9 | Levada do Caldeirão Verde
PR 11 | Vereda dos Balcões
PR 18 | Levada do Rei
Todos os outros percursos terão taxa paga a partir de 1 de janeiro de 2026.
A taxa pode ser paga antecipadamente através do portal de serviços SIMplifica ou, no local, por meio do equipamento eletrónico do utilizador. Excecionalmente, numa fase transitória e em casos devidamente fundamentados, poderão ser adquiridos no local, junto de um operador devidamente identificado.
É preferencialmente digital, sendo que numa fase transitória poderá ser físico nas condições excecionais acima mencionadas.
Não. Todos os residentes da Região Autónoma da Madeira estão isentos.
A demonstração da qualidade de residente na Região Autónoma da Madeira é feita mediante a apresentação, em formato digital ou em formato papel, do registo no portal de serviços SIMplifica ou através de outro documento oficial que permita aferir o local de residência do seu titular.
É devida durante todo o período diurno.
O utilizador deve ter em conta a duração do percurso que irá efetuar e dessa forma garantir que seja feito durante o período diurno, sendo absolutamente desaconselhado efetuar qualquer percurso durante o período noturno.
Operadores do IFCN devidamente identificados.
Sim. Nos termos previstos na lei.
Não. O utilizador é pessoal e exclusivamente responsável pelos eventuais danos, materiais ou humanos, que ocorram durante a sua utilização.
Não. Todos os menores, residentes e não residentes, com idade igual ou inferior a 12 anos, estão isentos.
Sim. Através de contacto com o call center do portal SIMplifica e desde que solicitado em momento anterior ao do agendamento para o percurso.
Sim. Através de contacto com o call center do portal SIMplifica e desde que solicitado em momento anterior ao do agendamento para o percurso.