De modo a aumentar o conhecimento sobre os morcegos que ocorrem na Madeira, como também, sensibilizar e informar os cidadãos para a sua importância e preservação, é necessário a colaboração de todos na recolha de dados sobre estes mamíferos.
Assim, o IFCN dispõe DE DETETORES DE ULTRASSONS PARA APOIAR ATIVIDADES RELACIONADAS COM MORCEGOS (escuta e registo) e que estão disponíveis para ceder a título de empréstimo aos interessados.
São equipamentos simples e de fácil manuseio e poderão ser requisitados no Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, em São Gonçalo (291 145594 | ).
Manual de utilização do detetor (PDF)
Existe igualmente um documento para registo de observações de morcegos ou/e dos seus abrigos. (word)
Se encontrar um morcego ferido ou debilitado deverá entrar em contacto com a REDE SOS VIDA SELVAGEM ( https://ifcn.madeira.gov.pt/contactos/rede-sos-vida-selvagem.html)
Em 2020 foi desenvolvido um projeto de conservação dirigido ao morcego-da-madeira (Pipistrellus maderensis) Laurissilva conservation by the Madeira pipistrelle – Laurissilva conservation by the Madeira pipistrelle (madeirabatsconservation.com).
Vídeo do projeto: